Cookie Consent
Notas e Comentários
Notas & Comentários
Publicado: 00:00:00 - 02/07/2022 Atualizado: 00:40:02 - 02/07/2022
Insegurança 
O deputado estadual José Dias (PSDB) alertou para as informações veiculadas no jornal Folha de São Paulo, segundo as quais das 30 cidades mais violentas do Brasil, 18 estão no Nordeste e 5 no Rio Grande do Norte. “Umarizal está na lista da Folha como a sétima mais violenta do país”, lamentou José Dias. 

Delação 
O Portal da Revista Veja publicou uma reportagem com trechos da delação do empresário Marcos Valério à Polícia Federal na qual ele disse que soube que haveria “uma relação entre petistas e o Primeiro Comando da Capital” (PCC), a principal facção criminosa do país. A Veja destacou trechos inéditos dos depoimentos do empresário em colaboração à PF. Marcos Valério  foi protagonista do Mensalão e chegou a ser condenado. A revista postou, no seu portal, também trechos do vídeo no qual Marcos Valério garantiu ter ouvido que o empresário Ronan Maria Pinto, que atuava no ramo de transporte público na Grande São Paulo, chantageava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para não revelar o que supostamente seria “uma bala de prata contra o partido”, ou seja, os  detalhes de como funcionava o esquema de arrecadação ilegal de recursos para financiar petistas.

Julgamento
 O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) decidiu inocentar o ex-deputado Carlos Augusto Rosado de envolvimento no caso da Operação Sinal Fechado, que investigou contrato entre Inspar e Governo do Estado. A decisão foi tomada por cinco a zero. Na acórdão, os desembargadores afirmaram que fica nítido que a então governadora Rosalba Ciarlini agiu contra a cobrança (indevida) de inspeção veicular e suspendeu o contrato no início do governo e cancelou no primeiro semestre de 2015. Quanto às menções a Carlos Augusto, foram no sentido de discordar da instalação da Inspar, “o que prova que não fazia parte de nenhum esquema que visaria a permanência da inspeção veicular anual e indica também que não recebeu nenhuma doação eleitoral do grupo empresarial”. “Ressalta-se que em 2019 o STF nem aceitou a denúncia contra a ex-governadora Rosalba por falta de provas”, apontou o acórdão.

Imposto 
O ex-deputado Fábio Dantas criticou a iniciativa da governadora Fátima Bezerra, em conjunto com os demais governadores do Nordeste, de entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra  a lei — aprovada no Congresso Nacional por iniciativa do presidente Jair Bolsonaro — que limita a cobrança de ICMS sobre combustíveis. “O Governo Federal propôs uma medida que pode baixar pelo menos um real no preço da gasolina, mas o 'desgoverno' Fátima, que tem batido recordes de arrecadação, foi contra. Uma atitude mesquinha, que atende somente interesses políticos”, disse Fábio Dantas, que é pré-candidato a governador.

Jucurutu 
O ex-senador Garibaldi Filho (MDB) esteve no município de Jucurutu para acompanhar a entrega de obras que integram o Complexo da Barragem de Oiticica. “Ao lado da governadora Fátima Bezerra e do deputado federal Walter Alves, estive em Jucurutu e pude conhecer a Nova Barra de Santana, principal obra social do Complexo Oiticica”, disse Garibaldi.

Recuperação 
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou ordem de serviço para ampliação das obras de manutenção, conservação e melhoria de ruas e avenidas na cidade. A iniciativa foi em função dos danos provocados pelas chuvas. O trabalho de capeamento, recapeamento e pavimentação de paralelepípedos vai envolver a ação de doze equipes de trabalho. 

Centrais
A governadora Fátima Bezerra inaugurou ontem a Central do Cidadão em Lajes. “Os avanços desse Programa, realizados por meio da construção de novas sedes, de reformas nas unidades próprias e parcerias com prefeituras, tem como objetivo melhorar o atendimento”, disse a a secretária estadual da Administração, Virgínia Ferreira.

Cancelamento 
O presidente Jair Bolsonaro cancelou reunião marcada para segunda-feira, 4, com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo apurou a Agência Estado, Bolsonaro determinou o cancelamento do encontro após saber que Rebelo de Sousa vai se reunir um dia antes com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), arquirrival do presidente nas eleições deste ano. A informação do cancelamento foi revelada inicialmente pela coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pela reportagem com fontes do Ministério de Relações Exteriores. A embaixada de Portugal no Brasil não retornou aos contatos. 

Recurso 
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso contra a decisão do juiz Cláudio Roberto Canata, da 1.ª Vara Federal de Bauru (SP), que condenou a União a pagar uma indenização de R$ 66 mil por danos morais ao delegado federal Mário Renato Castanheira Fanton. O principal argumento é o de que o delegado estaria abusando do direito de pedir indenização. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte