sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Notas de corte para direito e medicina sobem no Sisu

- Publicidade -
Decisivo para o ingresso de estudantes no ensino superior, a nota de corte dos cursos mais concorridos no Rio Grande do Norte, estava, até esta quinta-feira (24), mais altas do que em 2018. A nota de corte do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal está 13 pontos maior do que no ano passado, quando foi 769.0. A nota do curso de direito até a noite desta quinta-feira era   731,39 matutino e 716,50 noturno, ampla concorrência. No ano passado foi, respectivamente,  713,0 e 702.0. O curso de psicologia no campus de Santa Cruz saltou de 774.0 para 793,97. Os dados podem mudar até o encerramento das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para o proprietário do Over Colégio e Curso, Carlos André, tendência é aumento nas notas de corte até o fim das inscrições


Para o proprietário do Over Colégio e Curso, Carlos André, tendência é
aumento nas notas de corte até o fim das inscrições

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do  Sisu até as 23h59, no horário de Brasília, de domingo (27). As inscrições se encerrariam amanhã (25).  Desde o primeiro dia de inscrição, estudantes relatam dificuldade de acessar o site e problemas na hora de fazer a inscrição.  O MEC também decidiu rever as divulgações de nota de corte. A partir de hoje as notas serão divulgadas apenas à 0h, como era feito nos últimos anos. Nesta edição a pasta começou a divulgar as notas cinco vezes por dia. 

Para o professor de física e proprietário do Over Colégio e Curso, Carlos André, o aumento das notas de corte em relação aos anos anteriores é perceptível e se deve, principalmente, ao fato dos alunos se aprimorarem cada vez mais no estilo de prova do Enem. Ano a após ano a tendência é subir. “ Desde 2017 vem se obtendo notas maiores, porque o aluno vai se adaptando à prova e ficando cada vez melhor naquele modelo de prova”, analisou o professor. 

A mudança na regra sobre a lista de espera, conforme apontou Caros André, é uma mudança considerada importante e que pode impactar no resultado final da nota do Sisu. “Esse ano, ninguém vai fazer o que chamávamos aprovação para fazer média com os pais. Por causa desse comportamento a regra foi mudada. Essa mudança, além de aumentar a seriedade do exame e melhorar comportamento dos alunos, gera uma dificuldade maior. As pessoas colocam opções que realmente desejam”, esclareceu Carlos André.

Até o encerramento das inscrições no Sisu, o professor de física do Over aconselha que os alunos pesquisem as notas de corte dos cursos que desejam em diversas universidades, para analisar as chances de ser aprovado. “É importante olhar comportamento de cada faculdade. Isso dá uma ideia do que costuma acontecer. Inevitavelmente, é um pouco de aposta”, disse o professor.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira (28), conforme calendário divulgado anteriormente.

Prorrogação
Há três dias com o registro de lentidão no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) comunicou que vai prorrogar até as 23h59 de domingo, 27, o prazo para inscrição no sistema. O prazo inicial terminava nesta sexta-feira, 25.

Nesta quinta-feira, 24, os candidatos continuam relatando dificuldade de acessar o site e relatam falha de segurança. Quando conseguem acessar o sistema, colocam seus dados (login e senha), mas são direcionados para a inscrição de outros candidatos.

O ministério informou que o sistema estava funcionando de forma “estável” nesta quinta e diz que a lentidão “eventualmente registrada” resulta do volume massivo de acessos simultâneos. Apesar de informar que o sistema estava estável, o MEC disse que continua realizando “todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável”.

Mudança
 O ministério também informou que iria alterar, a partir desta quinta, a atualização das notas de corte, que passaria a ser feita somente à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h), como ocorreu nos outros dois dias.

“A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente”, explica o ministério.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas