sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Nova equipe de Wilma terá dois deputados estaduais

- Publicidade -

CARGO -  Larissa está cotada para a Assistência Social

Dois deputados da base aliada do governo estão de malas prontas para o Centro Administrativo. Larissa Rosado e Wober Júnior deixarão o plenário para que aliados – Vivaldo Costa e Claudio Porpino – sejam acomodados na base governista. Com isso, a governadora Wilma de Faria vai resolver quatro questões com apenas duas operações. Outro deputado que deve deixar um plenário (só que a Câmara federal) é Rogério Marinho. A tese de que ele vai passar pouco tempo por Brasília está cada vez mais forte.

O nome cotado para ocupar a Secretaria da Educação enquanto ele estiver fora é o da professora universitária Hebe Marinho, tia do ainda presidente da Câmara Municipal de Natal. Para o turismo, volta à cena a tese de que o nome virá de fora do Estado. Até antes de viajar a governadora Wilma de Faria conversou com PT, PC do B, PTB e PL. Na volta da Europa, Wilma de Faria deve ter encontros com representantes do PPS, PMN, PSDB e PSB. Logo em seguida, o anúncio do secretariado será feito, possivelmente dia 29, uma segunda-feira.

O que falta definir com relação aos deputados que vão deixar o governo são que espaços eles realmente vão ocupar. O mais provável é que Larissa Rosado, filha da deputada Sandra Rosado e do ex-deputado Laíre Rosado, fique com a Secretaria de Ação Social, já desmembrada. Dando esse espaço ao clã dos Rosado, Wilma de Faria evita dar uma pasta importante do governo a um outro grupo e ainda abre espaço para um aliado que carece de atenção: o deputado Vivaldo Costa, que não conseguiu se eleger devido à invasão de seu reduto eleitoral pelos próprios aliados ligados a Wilma de Faria.

A indicação de Larissa Rosado para o secretariado consolida o acordo para que a deputada Márcia Maia fique com primeira vice-presidente da Assembléia Legislativa. Larissa é a atual vice-presidente. Com a nomeação dela para o governo, não haverá resistência à eleição de Márcia Maia. O deputado Robinson Faria, atual presidente da Assembléia, já tem o apoio da bancada do governo e da oposição para ser reeleito. A eleição na Assembléia será em fevereiro, com a posse para a nova legislatura.

O outro aliado que precisa de espaço mas está querendo mais do que deve receber é o suplente de deputado, Cláudio Porpino. As expectativas que ele mantém vão em direção ao Turismo, pasta que está ganhando uma empresa. Mas há restrições a que o suplente ocupe tal espaço. A forma de resolver o emblóglio é mandar para o Centro Administrativo um outro deputado. É aí que entra o nome de Wober Júnior, líder governista na Assembléia que já foi secretário de Educação e que ontem, em defesa do governo, já falou como secretário. “Esse governo é vitorioso. E o vitorioso é magnânimo”, disse, defendendo a reforma e suas alterações.

A definição de espaço para Wober é o que ainda está em aberto e deve ser conversado na volta de Wilma de Faria. Como Educação está sendo direcionada para Rogéio Marinho, uma opção para acomodar o deputado é a pasta de Recursos Hídricos, que se tornará bem maior assim que receber as atribuições do Meio Ambiente.

Votação deve terminar amanhã

A convocação extraordinária da Assembléia Legislativa deve ser encerrada amanhã pela manhã. Pelo menos é nisso que trabalha a base governista. O anúncio do encerramento foi feito ontem, na segunda sessão extraordinária do parlamento. A oposição manifestou-se pela ponderação quanto ao final do período. O deputado José Dias observou que apesar da convocação ser injustificada porque nenhuma matéria realmente requer brevidade para ser aprovada, o período está servindo à melhora de alguns pontos da reforma.

Entre esses pontos, o deputado observou a emenda supressiva referente à permissão para negociação dos direitos creditórios da carteira imobiliária do Estado. Pelo que foi proposto pela base do governo, os créditos tem que ser negociados por meio de leilõ, em Natal, tudo sob a coordenação do Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN). Outra emenda que foi apresentada ontem é de autoria do próprio José Dias e propõe ficar uma porcentagem para o emprego dos valores adquiridos com a venda dos créditos decorrentes de royalties. Há resistência do governo em aprovar tal emenda.

Pelo proposto por José Dias, os recursos originados das operações de cessão dos direitos creditórios dos royalties serão empregados exclusivamente da seguinte forma: 50% para a capitalização dos fundos de previdência; 25% para a realização das despesas de investimento referentes ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante; e 25% para realização das despesas de capital classificadas como investimentos relativas a obras e aquisiçõ de imóveis.

Na sessão de ontem foi aprovada a prorrogação para que os funcionários da saúde possam aderir ou não ao plano de cargos e salários aprovado em dezembro passado. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria e Wober Júnior confirmaram que a questão do Instituto de Gestão de Águas vai ser revista e o órgão será mantido. Não será revista a junção da Serhid com Meio Ambiente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas