Nova estátua de Iemanjá será entregue em fevereiro

Publicação: 2019-12-03 13:42:00 | Comentários: 0
A+ A-
Inicialmente prevista para o próximo dia 8 de dezembro, a nova estátua de Iemanjá na Praia do Meio será entregue somente no dia 2 de fevereiro de 2020. A definição aconteceu nesta terça-feira (3), na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), após reunião entre representantes do segmento religioso e os setores de Engenharia e Patrimônio Histórico da Prefeitura do Natal.

Estátua de Iemanjá na Praia do Meio será substituída
Estátua de Iemanjá na Praia do Meio será substituída; novo monumento será entregue em 2 de fevereiro

De acordo com a secretaria, a escultura deverá passar por processos complexos de finalização e um forte trabalho de logística para ser retirada com segurança do ateliê do artesão Emanuel Câmara até a Praia do Meio, onde será fixada numa base de um metro que ainda conta com detalhes que simulam as ondas do mar. 

No dia 2 de fevereiro é celebrado o Dia de Iemanjá, motivo que incentivou a escolha da nova data de entrega. A escultura tem três metros e meio de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior estátua da "Rainha do Mar" confeccionada na história do Rio Grande do Norte.

Os setores de Engenharia e Patrimônio da Prefeitura do Natal endossaram a necessidade de uma nova data diante da complexidade da finalização da obra, transporte e manuseio com segurança. 

Segundo Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN (COPPT), 27 cidades estão envolvidas na mobilização para a entrega da nova estátua de Iemanjá. Para dia 2 de fevereiro estão previstos também apresentações musicais, banho de pétalas na chegada de Iemanjá e outras atividades. “Há uma grande mobilização em 19 cidades além de toda Grande Natal totalizando algo em torno de 27 cidades confirmadas para esta data histórica”. 

O escultor Emanuel Câmara esteve na sede da Secretaria de Cultura mostrando as complexidades que cercam a finalização do projeto, transporte e remoção do local de confecção até a Praia do Meio. Diante da magnitude da obra e as milhares de pessoas mobilizadas, se optou por uma data representativa para a nova obra. 

O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.  O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários