Nova Fiat Strada: a lenda superou expectativas

Publicação: 2020-07-05 00:00:00
A+ A-
A Fiat lançou, semana passada, dia 26 de junho, a segunda geração da pick-up Strada modelo 2021. O carro havia sido mostrado em março, e avaliado por AUTOS & MOTORES na versão topo de linha. No entanto, o lançamento acabou sendo adiado por conta da pandemia do coronavírus.

A nova Strada é a pick-up mais vendida do Brasil há mais de 10 anos, e a maior novidade da indústria automotiva nacional deste ano, sem a menor dúvida. Ao todo, são CINCO combinações, alternando três versões com duas opções de cabine.

Itens de série

1 . Endurance: ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, preparação para som, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, volante com regulagem de altura, protetor e iluminação de caçamba e rodas de aço de 15 polegadas com calotas. Cabine dupla inclui airbags laterais e fixação Isofix.

2 . Freedom: mesmos itens da Endurance mais direção elétrica, retrovisores, vidros e travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e capa dos retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo com tela 3,5 polegadas e sensor de pressão dos pneus.

Cabine dupla inclui airbags laterais e fixação Isofix.

3 . Volcano: mesmos itens da Freedom mais faróis de LED, bancos com revestimento parcial em couro, vidros elétricos traseiros, central multimídia Uconnect de 7 polegadas, câmera de ré, sensor de ré, duas entradas USB, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto e rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus de uso misto.

Opcionais

1 . Endurance: Pack Worker: R$ 2.500,00: alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura.
Pack Audio:  R$ 1.500,00 : rádio, alto-falantes, entrada USB e volante multifuncional.
Pack Tech:  R$ 3.490,00: central multimídia Uconnect de 7 polegadas, tela de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, alto-falantes, duas entradas USB, volante de couro multifuncional, câmera de ré e sensor de estacionamento.
2 . Freedom: Pack Tech: R$ 2.990,00: central multimídia UConnect com tela de 7 polegadas, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento.
3 . Volcano: Rodas de liga leve de 16 polegadas: R$ 2.300,00.

* Antiga Hard Working: 

A Fiat também vai manter uma versão da antiga Strada. A configuração escolhida foi a Hard Working com cabine simples. Seu preço, no entanto, foi reduzido de R$ 63.590,00 para R$ 61.590,00.

Duas décadas

A Fiat levou vinte anos para "reestilizar" a Strada. Nesse intervalo, mesmo veterana, a pick-up se mantém na liderança entre os veículos e  incomodada.

Nessa nova geração, a Fiat aproveitou algumas peças de outros modelos. As portas dianteiras e o para-brisa, por exemplo, vieram do Mobi. Quadro de instrumentos, volante e alavanca de câmbio são compartilhados com o Uno.

Porém, a Strada ficou mais refinada. Sua versão topo de linha tem faróis de LED e uma central multimídia que pode espelhar conteúdo de smartphones sem a necessidade de cabos.

Cabine mais espaçosa

Apesar dos novos equipamentos, a Strada deve se destacar por outras razões. Ela é a primeira pick-up do segmento com uma cabine dupla de 4 portas e 5 lugares. Até então, a própria Strada tinha 3 portas, enquanto sua concorrente, Saveiro, mesmo na cabine dupla, tinha 2 portas e 4 lugares.

Isso significa o fim do aperto para quem vai na segunda fileira. Nova geração da Fiat Strada tem mais espaço no banco traseiro.
Na segunda geração, a Fiat resolveu aposentar a carroceria com cabine estendida que, segundo a marca, representava apenas 6% das vendas.

Porém, promoveu um considerável aumento no espaço interno na cabine simples. Apesar de ter metade dos 300 litros da antiga cabine estendida, a nova simples, agora chamada de Plus, tem 150 litros de espaço atrás dos bancos, o dobro da geração anterior.
O espaço na caçamba, porém, melhorou muito. 

Veja abaixo.
Nova Strada com cabine simples: 1.354 litros e 720 quilos.
Strada atual com cabine simples: 1.220 litros e 705 quilos.
Strada atual com cabine estendida: 910 litros 685 quilos.

Motores

Apesar de ter sido totalmente renovada, a Strada vai manter, na versão Endurance, o antigo motor 1.4 Fire, que entrega 88 cavalos de potência. Para Herlander Zola, diretor da Fiat, o propulsor atende às necessidades do público da Strada.

"A Strada 1.4 é muito representativa da versão atual, isso indica que os clientes estão satisfeitos, por isso a decisão de manter o atual", disse o executivo.

As demais configurações sairão de fábrica com um motor menor, porém mais moderno, potente e eficiente. É o 1.3 Firefly, de 109 cv.
Ele substitui, de uma só vez, o 1.4 nas configurações intermediárias e o 1.8 de 139 cv na opção mais cara. Apesar de ter menos potência, o 1.3 é bem mais econômico, sem perder tanto em desempenho.

Impressões

Toda a imprensa especializada do Brasil elogiou a nova pick-up Fiat STRADA. Os consumidores, então, ficaram impactados com a beleza do design. "É uma mini-Touro, incrível", afirmou o empresário natalense Wed Cunha.