quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Nova Lei Geral da Micro

- Publicidade -

Continua a polêmica em torno dos efeitos nocivos e proveitosos da nova Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no sistema “S”. Para os empresários, apesar de ser um grande avanço para o setor – que é grande empregador de mão-de-obra no país – traz em seu texto a retirada da contribuição, sobre suas folhas de pagamento, que estas empresas dão para o chamado “Sistema S”, que engloba, por exemplo, Senac e Sesc, além de Sesi, Senai, Senar, Sebrae e Senat. Para o Sebrae, se houvesse uma avalanche de adesões, as perdas do sistema “S” seriam de apenas 9%.

Votações

Entre os líderes dos partidos há consenso sobre as votações de importantes matérias em tramitação no Congresso Nacional. Fica tudo para a primeira semana de novembro, após o segundo turno das eleições.

Educação

A partir de terça-feira, até o dia 28, no Midway Mall, será realizada a Perfilar 2006 – A Educação do Brasil no RN, que engloba a VIII Feira de Educação e o III Salão do Vestibular. A feira terá em 80 stands, de empresas do setor, entre universidades, faculdades, escolas de educação infantil ao pré-vestibular, ensino a distância, escolas de línguas, cursos isolados, editoras, empresas de tecnologia, informática, mobiliário, equipamentos, segurança escolar, entre outras.

Alimentação

O Brasil quer avançar na exportação de alimentos para a Europa.  Lideradas pela Apex-Brasil, cerca de 150 empresas brasileiras estarão em Paris, de 22 a 26 deste mês, numa das mais importantes feiras mundiais deste mercado: o Sial – Salão Internacional da Alimentação. Na última edição, em 2004, o Brasil teve participação historicamente  recorde, com mais de 140 expositores, sendo o 5° maior país com representação na feira. No total o Brasil estará presente em sete diferentes pavilhões.

Cerveja

Está deflagrada a guerra entre as cervejas, logo agora no começo do verão, trazendo o benefício direto de redução dos preços para o consumidor. A mexicana Femsa, dona das marcas Sol e Kaiser, promete bater de frente com a Skol, da Ambev. 

1. Na construção dos mastros(pilares principais) da ponte Forte – Redinha, já é possível visualizar os primeiros estais(cabos de aço), do vão central ou trecho estaiado. Com a liberação lenta dos recursos, o cronograma de conclusão da obra vai se esticando para o segundo trimestre de 2007, entre abril e junho.

2. São surpreendentes os números das transações de empréstimo consignado desde a sua criação, em 2004, realizadas pelos beneficiários do INSS. Dos 19 milhões de segurados, 6,4 milhões já utilizaram o empréstimo com desconto em folha, num de R$ 17,9 bilhões. A maioria( 57,8%),  paga a dívida entre 31 e 36 meses, limite atual de parcelas. 

3. A Caixa reduziu os juros do financiamento habitacional e também os juros de suas linhas de crédito comercial para pessoas física e jurídica. Para o final do ano a notícia é excelente, se o consumidor não estiver com o orçamento doméstico comprometido com outras prestações. Os juros, embora gradativamente, estão baixando. 

Poupança

O rendimento da caderneta de poupança em novembro, fixado pelo Banco Central até o dia 15 daquele mês, fica na média de 0,65%. Um ganho real pequeno, se a inflação continuar no patamar atual. 

Áreas valorizadas

As áreas às margens da BR 101, entre Parnamirim e São José de Mipibu, estão sendo “estocadas” por investidores à es-pera da conclusão da duplicação da rodovia, prevista para 2008. A valorização será inevitável, em-purrando a agricultura canavieira e de mamão para o interior. Ven-der as terras rende muito mais do que a produção de alimentos.

Reconhecimento

O professor Leão Pereira Pinto, do Centro de Ciências da Saúde, receberá na próxima terça-feira(24), o Prêmio Pesquisador Funpec(Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura). A solenidade de entrega será no auditório da Escola de Música da UFRN, às 20 horas.

Novas respostas

Na sucessão para reitor da UFRN,  o nome do professor Manoel Lucas foi lançado para disputar a Reitoria e contribuir para um amplo debate sobre o futuro da Universidade. A instituição, financiada pelo contribuinte, ainda está distante da realidade.

Provedor concorre

A Interjato recebeu esta semana a visita de uma auditora para avaliar todo o trabalho da empresa, que concorre pela segunda vez ao prêmio SEBRAE de Excelência Empresarial. A Interjato ganhou no ano passado na categoria serviços, pelo modelo de gestão que desenvolve. Agora, batalha pelo bi-campeonato. O Prêmio Saebrae de Excelência Empresarial visa incentivar e reconhecer as empresas que se destacam através da eficiência e eficácia de sua gestão, nas categorias indústria, comércio, serviços e agronegócios.  Os critérios de avaliação são divididos em sete seções que se subdividem em 43 itens referentes a práticas de gestão e sete itens referentes à apresentação de resultados, permitindo uma pontuação máxima de 500 pontos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas