Nova Ouvidora do MP quer implantar o projeto “ouvidorinho” nas escolas públicas

Publicação: 2010-01-28 13:36:00
A promotora de Justiça Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, tomou posse hoje (28) como nova ouvidora do MP e apresentou a proposta de criação do projeto “ouvidorinho”.

A ideia é escolher entres os alunos das escola públicas um “ouvidorianho”, para realizar audiências e ouvir os problemas dos colegas para encaminhar à Ouvidoria do MP. A iniciativa pretende, além de atender às demandas da sociedade, despertar o espírito de cidadania nas crianças e adolescentes.

Além dessa proposta a nova Ouvidora pretende criar um boletim informativo, a realização de audiências públicas para colher as demandas da sociedade, e visitas a todas as comarcas do Estado para conhecer a realidade de todas.

“O ouvidor não pode se limitar a receber e encaminhar reclamações contra os membros do Ministério Público. Ele tem que ir em busca das demandas da sociedade e não apenas esperar que essas demandas cheguem à instituição”, afirmou Érica canuto em seu discurso de posse.

A visão da nova Ouvidora vai ao encontro da postura que o Ministério Público tem adotado, como ressaltou o procurador geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, na abertura da solenidade: “Nós precisamos sair dos gabinetes. Não é mais tempo de esperar que a população nos procure, nós temos que ir até a sociedade para ouvir suas necessidades. Assim, fortalecer os canais de relacionamento com a população, como é o caso da Ouvidoria, é fundamental; pois a razão de ser do Ministério Público é a sociedade”.

Com o intuito de esclarecer melhor a população, o Ministério Público lançou o Manual de Informações da Ouvidoria do MP, de autoria da Promotora de Justiça, Genivalda de Sousa Figueirêdo. O Manual traz, entre outras, informações sobre a organização e funcionamento da Ouvidoria; orienta como o cidadão pode fazer suas denúncias; e explica quais as atribuições do Ouvidor.

* Fonte: MP/RN.