terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Nova Parnamirim teme vandalismo

- Publicidade -

ABANDONO - A área do ginásio de esportes é alvo dos vândalosMoradores do Conjunto Natal Sul, em Nova Parnamirim, reclamam da falta de segurança no bairro. É muito comum atos de vandalismo, assaltos à mão armada e às vans que trafegam por lá, arrombamentos de casas e consumo de drogas nos arredores. Tudo isso sem intervenção alguma da polícia, especialmente durante a noite, em locais mais escuros.

Antes a comunidade ainda contava com uma sub-delegacia, mais próxima à área. Entretanto, desde que foi desativada e construída a 2ª DP Parnamirim, nova delegacia em outra parte do bairro, o número de violência aumentou consideravelmente devido a menor presença de policiamento no local. Não há rondas, a única viatura passa boa parte da noite estacionada próximo a um supermercado do conjunto e as ruas estão muito pouco iluminadas, reclamam os moradores.

Para minimizar essas ações, o Conselho Comunitário do Conjunto Natal Sul já se propôs à recuperar o antigo posto policial, possivelmente algum veículo e cobrir custos para o sustento de uma base comunitária. Desse modo, teriam ao menos um policial à disposição 24 horas. A Prefeitura de Parnamirim se mostrou bastante solícita, porém, o processo está parado na Secretaria de Segurança Pública.

Um dos motivos de reclamação é a quadra ao redor de onde foi construído o Centro Esportivo Jorge Tavares de Moraes, há cerca de oito meses. Os moradores têm sofrido com o medo de andar por ali devido à falta de iluminação e ao número de pessoas que vem se juntando nesse local, consumindo e até mesmo vendendo drogas.

Já foram acionadas algumas vezes a polícia militar, porém, nenhuma das vezes apareceu. Isso, inclusive, facilita a ação de vândalos que picham os muros de casas e do ginásio. Desse modo, a prefeitura e os moradores gastam muito com a pintura e, logo depois, o trabalho já está perdido com novas pichações.

Nova Parnamirim dispõe de uma Guarnição, Bravo 4, do policiamento do 9° Batalhão e da ROCAM, e apesar disso, as dificuldades ainda existem, afirmou o Capitão Weider do 3° Batalhão de Polícia, setor responsável pela segurança de Parnamirim. Entretanto, garantiu que sempre que acionados, vão até o local onde foram chamados para garantir a segurança dos moradores. Além disso, há constante policiamento na região e asseguram um menor índice de violência do que o afirmado pelos moradores.

De acordo com a administradora da Regional de Nova Parnamirim, Walquíria Fonseca, a polícia comunitária do bairro é bastante ativa, conta com a participação da comunidade para agir de acordo com suas necessidades e ainda pretende estender suas ações no local. Além disso, disse ainda que o conjunto Natal Sul possui boa iluminação e que uma futura praça será construída ao redor do ginásio. Desse modo, haverá um projeto de urbanização todo construído para essa localidade, com área verde e claridade.

Apesar disso, Walquiria afirmou que irá procurar a Secretaria de Meio-ambiente e Urbanismo para trazer uma maior iluminação local. Caso algum morador ainda tenha reclamações ou qualquer problema na área deve ligar para o número 3615-3423 ou se dirigir à Regional de Nova Parnamirim.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas