quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Nova York remove neve das ruas

- Publicidade -

Mesmo com a reabertura na segunda-feira passada dos aeroportos da região de Nova York – John F. Kennedy, Newark Liberty e LaGuardia –, muitos passageiros ainda tentavam embarcar ontem. A estimativa é de 4,5 mil voos foram cancelados em consequência da nevasca que se dirigiu ao Canadá. Mas o grande desafio para a região nordeste dos Estados Unidos ainda era remover os “montes de nove” que se formaram nos centros urbanos e paralisaram os transportes aéreo e ferroviário desde domingo.

Aeroportos, como o John F. Kennedy, voltaram a receber voos ontem, mas situação ainda é difícilMeteorologistas preveem que o tempo melhore durante o resto da semana. Mas, como muitos voos neste período costumam lotar, especialistas em aviação civil acreditam que as empresas aéreas terão dificuldades em acomodar todos os passageiros presos na região de Nova York em um período curto. Por isso, o problema deve se estender além do Réveillon.

Porta-voz da autoridade de transportes de Nova York e Nova Jersey, Steve Coleman, informou ontem há pousos e decolagens, mas os terminais ainda enfrentavam cancelamentos.

Nova York e cidades vizinhas estão na área mais atingida pela nevasca na Costa Leste. A tempestade provocou ventos de até 95 km/h. As péssimas condições das estradas provocaram a morte de dezenas de pessoas. Vários voos que tinham como saída e destino o Brasil foram cancelados .

Deserto

As ruas ficaram praticamente vazias em Nova York ontem, contrastando com o movimento normal. Muitas áreas ainda estavam cobertas de neve e o transporte público foi gravemente afetado. Algumas atividades eram retomadas gradativamente. Em 17 horas de nevasca – entre o domingo e a segunda-feira – 50,8 centímetros de neve se acumularam sobre ruas e calçadas. Cerca de 2,4 mil funcionários foram acionados para limpar a neve nas vias da cidade.

“No começo, foi empolgante e bacana ver toda essa neve, já que sou do Texas, mas no segundo dia ficou bem frustrante. As calçadas estavam uma bagunça” disse o turista Will Robinson, 24, em entrevista à BBC. O clima gelado no Nordeste também levantou dúvidas sobre se a Times Square, em Nova York, estará limpa a tempo das festividades do ano novo, na sexta-feira.

Pelo menos 12 mortes causadas por acidentes rodoviários em vários Estados foram atribuídas à situação causada pelo gelo e o vento nas estradas.

Respeitando o lema “o show não pode parar”, a Broadway manteve os seus espetáculos. Entretanto, várias empresas ficaram fechadas, e a ONU cancelou todas as suas atividades.

Tempo ruim derrubou as Bolsas

Nova York (AE) – O volume de negócios ontem foi fraco nas bolsas americanas, assim como nas sessões anteriores, em razão das festas de fim de ano e da nevasca que atingiu o nordeste dos EUA. Exceto se houver algum evento inesperado, “veremos o mercado operar perto da marca d’água ao longo desta semana”, disse Jay Suskind, vice-presidente da Duncan-Williams.

Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam novamente perto da estabilidade e sem direção comum ontem. Indicadores divulgados mais cedo apresentaram um quadro misto sobre a economia do país, apontando um declínio nos preços das moradias e na confiança do consumidor e um aumento significativo na atividade industrial da região de Richmond.

Os preços das residências nas 20 maiores áreas metropolitanas dos EUA caíram 0,8% em outubro na comparação com igual período do ano passado, segundo a pesquisa S&P/Case-Shiller. O recuo foi levemente superior à previsão dos analistas, que esperavam queda de 0,6%. Além disso, o índice de confiança do consumidor norte-americano medido pelo instituto Conference Board caiu para 52,5 em dezembro, ante uma leitura revisada de 54,3 em novembro. Analistas consultados pela Dow Jones esperavam que o indicador subisse para 57,0.

Estradas também foram afetadas

O transporte ferroviário e as estradas americanas também foram afetados pela tempestade de neve. A operadora de ferrovias Amtrak chegou a suspender

os serviços nos trechos Nova York/Boston e Nova York/Maine, além das operações no estado da Virgínia. No final da tarde, a companhia anunciou uma retomada limitadas dos serviços.

Centenas de motoristas que ficaram presos por causa da neve acumulada nas estradas tiveram que ser resgatados por autoridades, segundo a rádio pública americana NPR. Ao redor de Nova York, muitos carros foram abandonados nas estradas e passageiros de um vagão do metrô da cidade chegaram a ficar por sete horas presos. O The New York Times publicou ontem matéria registrando cinco morte em estradas – quatro nas Carolinas do Norte e do Sul e um no Maine – todas atribuídas à neve.

O serviço meteorológico americano diz que a nevasca é resultado de um sistema de baixa pressão, que se formou na costa da Carolina do Norte. No Sul, Geórgia e Carolina do Sul tiveram neve durante o Natal pela primeira vez em mais de cem anos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas