quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Nova zona enfrenta dois incidentes

- Publicidade -

SUSTO - Bomba estoura em banheiro e local passa por perícia

No primeiro ano de funcionamento da mais nova zona eleitoral do Estado, a 69ª zona eleitoral da Zona Norte de Natal com 126 mil eleitores contou com o comparecimento em massa da população que madrugou para exercer a cidadania. Os eleitores chegaram cedo aos colégios eleitorais, em média 6h, o que gerou filas enormes antes da abertura dos portões para votação.

Pessoas como Francisco Bezerril da Silva, 50, para garantir o primeiro lugar na fila de votação chegou à Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley por volta de 4h45 da madrugada. “Gosto de votar, não perco uma eleição, mas também gosto de curtir o dia, por isso cheguei cedo porque as filas nessa escola são grandes e eu não queria ficar esperando muito tempo”, disse. Em Nova Natal, por causa do calor e do tempo de espera para o início das votações, uma criança que acompanhava os pais na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros passou mal e foi socorrida pelo grupamento de patrulha da polícia militar que fazia a ronda na região.

Não foram registrados tumultos por causa das mudanças de seções e colégios eleitorais, apesar da preocupação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a possibilidade de confusão por parte do eleitor, já que até ontem, cerca de 30 mil títulos ainda se encontravam disponíveis na Central do Cidadão. Durante todo o dia, a votação transcorreu tranqüila sem alterações consideradas graves. Das 288 urnas eletrônicas, distribuídas em 50 escolas, apenas duas apresentaram problemas e foram substituídas antes do início da votação.

Com relação aos incidentes, somente duas ocorrências solicitaram uma ação mais enfática do policiamento: a primeira aconteceu pela manhã, por volta das 9h30. Foi o estouro de um artefato explosivo identificado como sendo uma bomba “bujão” dentro de um vaso sanitário no banheiro masculino da Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, no Gramoré. Apesar do susto, não houve tumulto na escola e após a perícia feita pela polícia federal e limpeza dos destroços, o banheiro foi liberado para o uso público. A segunda ocorrência aconteceu no período da tarde e envolveu o candidato a deputado federal Rogério Marinho que foi detido pela Polícia Militar e levado ao ginásio de esportes do conjunto Soledade para prestar esclarecimentos sobre uma suposta carreata que estaria sendo feita pelas ruas do bairro, caracterizando boca de urna. O candidato foi liberado depois de prestar depoimento ao delegado da polícia federal responsável pelas autuações na Zona Norte.

A tranqüilidade observada por causa da falta de ocorrências graves como o registro de bocas de urna, brigas e bares sendo notificados por venda de bebida alcoólica foi quebrada pela tentativa de resgate de presos na DEPROV. Por causa da mobilização do efetivo policial para guarnecer as ruas e colégios eleitorais, os bandidos  invadiram a delegacia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas