Informe Publicitário
Novas Centrais ampliam serviços ao Cidadão
Publicado: 00:00:00 - 31/10/2021 Atualizado: 10:10:52 - 30/10/2021
Cinco novas Centrais do Cidadão inauguradas pelo Governo do Estado em 2021 têm ampliado a assistência de serviços e ações para os potiguares. Juntas, elas têm feito cerca de 94 mil atendimentos por mês. Desde o começo do Governo da professora Fátima Bezerra, foram 15 centrais inauguradas ou reformadas, com investimentos de R$ 52 milhões. A recém-inaugurada foi a Central do bairro do Alecrim, unidade no bairro mais importante economicamente de Natal, que anteriormente não estava incluído em receber uma nova unidade.
Elisa Elsie
Unidade do Alecrim, a mais recente, presta cerca de 25 mil atendimentos mensais para moradores de 11 bairros

Unidade do Alecrim, a mais recente, presta cerca de 25 mil atendimentos mensais para moradores de 11 bairros

“Foi um susto saber que a gestão anterior não havia incluído o Alecrim no programa. Por que queriam que o Alecrim não tivesse? Quem pode explicar isso? Um bairro que é o coração do comércio popular da capital, um bairro de alta densidade populacional. Corrigimos um equívoco e uma injustiça. Ouvimos os líderes empresariais e comunitários, fizemos o investimento e estamos entregando hoje a Central, equipada, confortável, com ambiente digno aos servidores e à população”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).

A unidade presta cerca de 25 mil atendimentos mensais aos moradores e frequentadores do bairro que tem forte atividade comercial e de ais 10 bairros adjacentes como Cidade Alta, Petrópolis, Areia Preta, Mãe Luíza, Santos Reis, Rocas, Ribeira, Praia do Meio, Barro Vermelho, Tirol e Lagoa Seca.

A nova Central é localizada na rua Coronel José Bernardo, 1.001, logo após a Igreja de São Pedro. São disponibilizados serviços como emissão de carteiras de identidade, trabalho e CPF, em unidades de atendimento de instituições parceiras e de vários órgãos da Administração Pública Estadual: Caern, Delegacia do Consumidor, Detran, Itep, Sine, TRE e Centro de Referência em Direitos Humanos.

Além da Central do Alecrim, o Governo do Estado inaugurou outras quatro unidades nos últimos quatro meses: a de Santa Cruz, na região do Trairi; Macau, no Litoral Norte; Caicó, no centro do Seridó e Alexandria, na região do Alto Oeste. No interior, as unidades possuem capilaridade e recebem cidadãos de todo o entorno dos municípios sedes. Tangará, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Japi e Sítio Novo são alguns dos municípios beneficiados com a Central de Santa Cruz, por exemplo.

Em Macau, a unidade atende também moradores de Afonso Bezerra, Pendências, Pedro Avelino, Guamaré, Carnaubais, Porto do Mangue, Galinhos. A Central de Caicó atende, além da população do município, os residentes de Jucurutu, Florânia, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, Ouro Branco, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e São Fernando. Alexandria atende não só cidades potiguares circunvizinhas, como Pilões, João Dias, Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Antônio Martins, Paraná e Major Sales, mas também a população de municípios paraibanos limítrofes como Bom Sucesso, Santa Cruz e Brejo dos Santos.

“Nosso governo está comprometido em promover dignidade à população do interior e o melhor espaço para alcançar essa meta é prestando serviços de excelência nas Centrais do Cidadão de todo o estado”, disse Fátima Bezerra.

A titular da Secretaria da Administração - que é responsável por gerir o Programa Central do Cidadão no Rio Grande do Norte, Virgínia Ferreira, explica ainda que outros serviços deverão ser oferecidos em breve nas unidades. “Além da expansão das unidades pelo estado, estamos trabalhando na reformulação do programa Central do Cidadão, objetivando ofertar outros tipos de serviços à população, que fortaleçam ainda mais a cidadania. Serviços como o Centro de Referência em Direitos Humanos, a Sala Lilás, as Delegacias da Mulher, entre outros, que aproximará o governo da sociedade, principalmente dos mais vulneráveis”, pontua a secretária.

Em todo o RN são 27 Centrais em 23 municípios. Através do programa Governo Cidadão 22 unidades foram ou estão sendo beneficiadas com novos prédios próprios ou reformas. Destas, 15 foram inauguradas no atual governo e outras quatro estão em construção ou em fase de instalação de equipamentos: Macaíba, zonas  Norte, Sul e Oeste de Natal (Rodoviária).

NÚMEROS

94 mil é o número de atendimentos por mês nas cinco Centrais inauguradas em 2021
27 é o número de unidades em funcionamento em 23 cidades do Rio Grande do Norte

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte