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Novas ideias ilustram o Hotspot

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O lema é parecido com aquele disseminado por Glauber Rocha (1939-1981), mas no caso do Movimento Hotspot ele não está restrito ao segmento audiovisual – se estende para fotografia, moda, música, design de produto, ilustração e ideia. A partir da convocação “tire sua ideia da gaveta”, o Movimento selecionou 303 propostas através de edital público, entre as mais de 1,6 mil inscritas, e esse apanhado criativo será apresentado ao público natalense nesta sexta (a partir das 17h) e sábado (a partir das 13h) durante o festival-exposição-debate em cartaz no Teatro Riachuelo.
Trabalho do grafiteiro Speto, curador na categoria Ilustração
A programação dessa espécie de ‘agregador de talentos’, onde os nove selecionados do RN estão inseridos, inclui shows, exibição de filme e bate-papo sobre “Inspiração e Criatividade”. A cantora Khrystal e a banda potiguar The Red Boots, esta última selecionada pelo Hotspot, estão entre as atrações.

O destaque da noite de abertura será o debate marcado para às 18h com Paulo Borges, idealizador do Movimento Hotspot, criador do São Paulo Fashion Week e atual diretor do Fashion Rio; João Falcão, diretor de teatro e cinema e um dos curadores do projeto na categoria Filme e Vídeo; e Graziela Peres designer e curadora na categoria Ilustração.

O grafiteiro Speto, também curador na categoria Ilustração, é o outro nome que participa da etapa local. Speto e Graziela irão conversar com o público, mostrar trabalhos pessoais, falar de processo criativo e de oportunidades.

“Quando desenhamos o projeto do Movimento HotSpot (movimentohotspot.com), uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e criativa brasileira. Nossa riqueza e pluralidade é um desafio para o brasileiro ‘se conhecer’ e queremos tanto mostrar, como aproximar os diversos ‘brasis’ que temos no Brasil. Daí a proposta de viajarmos por diversas capitais passando por todas as nossas regiões.”, comentou o produtor Paulo Borges.

Prêmio criatividade

Cada um dos selecionados receberá R$ 10 mil como prêmio. Já o projeto vencedor da categoria Moda receberá R$ 150 para desenvolver uma coleção que será apresentada na SP Fashion Week ou no Fashion Rio; enquanto o melhor da categoria Ideias leva R$ 200 mil para viabilizar o projeto apresentado.

Entre as várias “Ideias” selecionadas, destaque para o conceito de condomínio sustentável para população de baixa renda vindo do Maranhão; um portal na internet elaborado por um paraense que reúne prestadores de serviço de um determinado bairro; um aplicativo para celular que facilita o escambo de roupas usadas apresentado por um paulista ou ainda uma bicicleta movida a vela criada no Rio de Janeiro.

A exposição-festival do Movimento Hotspot já foi vista por mais de 15 mil pessoas em cidades como Brasília, Porto Alegre, Vitória, Salvador e Recife.

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