Novas vacinas devem chegar dia 22 ao Estado

Publicação: 2021-02-18 07:04:00
O Rio Grande do Norte deve receber novas doses de vacinas contra a covid-19 na segunda-feira (22). A Sesap/RN ainda não sabe quantas doses chegarão, de qual laboratório será e nem o horário que chegam. Segundo a pasta, isso ainda será informado em ofício pelo Ministério da Saúde.

Créditos: Adriano Abreu

Até esta quarta-feira (17) a plataforma RN Mais Vacina registrava que 76.949 pessoas tinham sido vacinadas no Estado, o que corresponde a pouco mais de 2% da população potiguar.

A Sesap também esclareceu que o cronograma de vacinação proposto na Nota Informativa Conjunta Nº 01/2021, publicada no último dia 7, não determinava a vacinação de idosos a partir de 90 anos para os dias 17, 18 e 19 deste mês, mas que apresentava apenas uma orientação, que obedeceria a um cronograma passível de mudança pelos municípios dependendo do número de doses disponíveis  enviadas pelo Ministério da Saúde.

A menção da data na nota confundiu algumas pessoas que levaram idosos de tais faixas etárias para receberem a vacina em Natal, sendo que na capital a vacinação ainda não está aberta para esse público e, por isso, as pessoas saíram de casa e esperaram em vão.

“De acordo com o número de idosos dessa faixa etária no município, pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa referente à vacinação específica para essa idade. Assim, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso”, diz o documento da Sesap.

Pressionado pela escassez de doses de vacina da covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, repetiu nesta quarta-feira, 17, que toda a população será imunizada em 2021 contando com vacinas ainda não autorizadas no Brasil.