quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Novembro começa com chuva no litoral do NE

- Publicidade -

Novembro começa com chuvas no Nordeste. A boa notícia foi dada ontem pela Climatempo baseada em informações meteorológicas que indicam o surgimento de um sistema de baixa pressão e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Eles espalham nuvens carregadas pelo Sul e Nordeste do Brasil.

Segundo a Climatempo, os ventos úmidos que sopram do oceano devem provocar chuvas no litoral entre Salvador e Natal. A capital potiguar amanheceu ontem sob neblina, surpreendendo os natalenses,  acostumados com as temperaturas que começam a se elevar após o período oficial do inverno, que foi encerrado oficialmente em outubro.
Praias do Nordeste deverão ter final de semana nublado com possibilidade de chuvas na faixa litorânea entre o RN e a Bahia
“Em Barreiras (BA), no sul do Piauí e do Maranhão, o calor e a alta umidade ajudam a formar nuvens e, desta forma, as pancadas ocorreram em pontos isolados. Nas demais áreas, o ar seco predomina, faz calor e não há previsões de chuva”, diz boletim divulgado no início da noite de ontem.

No sábado, feriado de Finados, poderá haver aumento significativo de chuva em face da atuação de um VCAN. “As chuvas, inclusive, podem chegar em algumas áreas de sertão, até o começo da primeira semana de novembro. Entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, as pancadas ocorrem várias vezes ao longo do dia, o que pode acumular volumes elevados já neste fim de semana. No litoral sul baiano, o tempo segue instável e com períodos frequentes de chuva. Em Bom Jesus da Lapa, Salvador, no norte do Ceará, Piauí e na maior parte do Maranhão, a chuva acontece de forma isolada. Nas demais áreas, inclusive no sudeste maranhense, o ar seco predomina, faz calor e não chove, informa a Climatempo.

A previsão para o domingo é a seguinte: “o sistema VCAN espalha muitas nuvens desde o litoral sul da Bahia ao interior do Maranhão. Nestas localidades, a nebulosidade predomina e a chuva acontece a qualquer hora. No norte do Ceará, Piauí e do Maranhão e no oeste da Bahia, as pancadas estão previstas a partir da tarde devido ao forte aquecimento e a disponibilidade de umidade. Nas demais áreas, o sol aparece mais forte, a temperatura dispara e não chove.”

O Rio Grande do Norte enfrenta dois anos seguidos de seca. Os principais reservatórios estão com menos da metade da capacidade, criando dificuldades para o abastecimento de água da população tanto na zona rural como nas cidades. No semiárido norte-riograndense vivem hoje quase 2 milhões de habitantes, o que demandaria uma logística gigantesca para suprir as cidades com água em caso de uma nova seca.

Sul e Sudeste

As chuvas também podem atingir grande parte dos três Estados do Sul. Ontem, a Climatempo lançou alerta para temporal acompanhado de queda de raios e possibilidade de granizo.  As chuvas são provocadas por um sistema de baixa pressão formado na Argentina, que  deu origem a uma nova frente fria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas