Antonio Roberto Rocha
[email protected]
Essenciais para a promoção turística, representantes de destinos internacionais marcarão presença na Abav Expo, indicando aposta na recuperação do fluxo do mercado brasileiro. Entre os já confirmados estão os estreantes Camarões e Câmara Árabe Brasil, assim como as Ilhas Maldivas, Argentina, Bolívia, Cuba, Itália, Marrocos, Peru, República Dominicana, Taiwan e Uruguai.
O setor de cruzeiros, que no final da temporada 2018/2019 registrou impacto de R$ 2 bilhões na economia nacional, segundo levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), estará presente por meio da própria entidade e de suas empresas marítimas associadas, entre as quais a MSC Cruzeiros, que reforçará sua presença também com uma área independente do estande cooperado.
Na hotelaria, destacam-se Iberostar Hotels & Resorts, cadeia líder de hotéis na Espanha, Caribe e Mediterrâneo; a rede mexicana Oasis Hotels & Resorts; e a Associação Brasileira de Resorts (ABR), com 53 resorts distribuídos em 13 estados brasileiros.
Os parques de diversões Beto Carreiro World (SC) e Beach Park (CE), este de volta à feira após cinco anos, prometem apresentar novidades e condições exclusivas. A maior OTA (Online Travel Agency) da América Latina, a Decolar, participará do evento com seu Programa de Afiliados, que prevê comissão em vendas para agentes que utilizarem a sua plataforma e tarifas. A Bancorbrás, um dos maiores conglomerados de turismo do Brasil, também terá estande.
O setor de locação de veículos tem garantida a participação das três maiores marcas do mercado – Localiza, Movida e Unidas. Empresas prestadoras de serviços na área de tecnologia e TI especializadas em soluções para agências de viagem, garantindo maior eficácia nas operações do dia a dia, também marcam presença com a participação da Monde Sistemas, Travelport, Americanet, Juniper, Ideas Fractal TravelSolutions, WEX e WTS.
Completam a lista de expositores confirmados a startup Vivalá, especializada em roteiros combinados com serviço voluntário; a Silver Tour, receptivo local no Egito e Oriente Médio; a agência de viagens corporativas UniglobeTravel e a montadora Mercedez-Benz, com a tradicional apresentação de linhas de produtos para atender ao mercado de turismo.
O grupo mossoroense Brazuka Jazz (RN), que é resultado da união de três músicos autodidatas: Humberto Luiz (piano), Alisson Brazuka (guitarra) e Gustavo Almeida (bateria), também se apresentará na Pipa. A indiana Nomma (Honduras / Rio de Janeiro), por sua vez, fará um tributo a Mercedes Sosa – eterna representante da música latino americana -, com participação de André Siqueira no violão e Tomás Ribas recitando textos. O Duetto Cabroso, de Natal, formado pelos músicos Edmilson Cardoso e Gilberto Cabral, é outra atração musical confirmada.. Trata-se de um duo de xilofone e trombone, que reflete a mistura dos elementos populares e eruditos.
Após passagem por Tibau do Sul, o evento segue para Mossoró, de 19 a 21 de setembro. Depois será realizado em São Miguel do Gostoso, de 10 a 13 de outubro.
Está claro que muitos brasileiros gostam de viver experiências sobre as águas e de aproveitar o que um cruzeiro oferece de melhor: aliar custo, benefício, segurança e muito entretenimento em um mesmo produto. Mas para onde esse meio milhão de pessoas navegou no ano passado? Em primeiro lugar aparece a própria costa brasileira, que também mensura roteiros pela América do Sul, com 315 mil viajantes, 13% a mais que no período anterior.
Mas quando falamos de destinos internacionais, o Caribe é o preferido dos brasileiros, com 111 mil cruzeiristas, o que representa um crescimento de 7%. Muitos fatores contribuem para isso, entre eles a diversidade de destinos da costa caribenha. De Barbados à Jamaica, de St. Lucia às Bahamas, de Guadalupe à Trinidad e Tobago, são oferecidos roteiros que permitem que as pessoas cheguem a muitos lugares paradisíacos que estão próximos, mas que viajando isoladamente custariam muito mais ou teriam que ser conhecidos em viagens diferentes.
Em seguida, a Europa mostra que é querida pelos brasileiros, não apenas pelos ares, mas também pelos mares, recebendo quase 49 mil cruzeiristas do Brasil, distribuídos entre roteiros pelo Mediterrâneo Central e Ocidental (21 mil pessoas), Leste do Mediterrâneo, (17 mil cruzeiristas), países Bálticos, (5 mil brasileiros) e Norte da Europa (6 mil pessoas).