terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Novidades dentro e fora do museu

- Publicidade -

Everardo Ramos dirige o Museu Câmara Cascudo desde fevereiro de 2017. Ele pretende que cada vez mais esse espaço seja um programa na agenda cultural do natalense. “Tento diversificar a programação do museu, propor novas atividades, afim de atrair um público maior. Gostaria que todo natalense conhecesse e tivesse vontade de frequentá-lo, sabendo que sempre vai encontrar coisas interessantes em sua programação. Gostaria que todo turista fizesse questão de incluir uma visita ao museu durante sua estadia entre nós. Estamos nos esforçando, toda a equipe do museu, para que isso vire realidade”, diz.

Everardo Ramos, historiador, professor, e diretor do Museu Câmara Cascudo

Everardo Ramos, historiador, professor, e diretor do Museu Câmara Cascudo

Fora das salas do museu, o professor também procura pelas novidades. “Temos o privilégio de morar em uma das regiões mais agradáveis do Brasil, com um clima e belezas naturais incomparáveis. E tudo com um acesso muito fácil! Num domingo de sol, vou bastante a Pirangi, passando a manhã na barraca do Duca, supertranquila. Quando é possível, estico até Tabatinga e fico nas mesinhas à beira-mar da Pousada Porto Parus: o banho nas piscinas naturais, com água morna, é divino! Ainda em Tabatinga, não posso deixar de comer grude/cocada/tapioca na Casa da Tapioca, onde os quitutes são feitos de maneira tradicional, num imenso forno à lenha; sempre levo os amigos de passagem por Natal para esse programa, dizendo que vão viver uma ‘experiência antropológica’.

Mais distante, recomendo um fim de semana em Pipa (banho de mar na Praia do Madeiro e almoço no Brasil Tropical, com suas delícias vegetarianas) ou na Pedra da Boca (trilhas fantásticas e hospedagem na Pousada Fulô da Pedra, em um cenário que parece um quadro pintado, de tão perfeito).

Natal também conta com uma excelente culinária. Recomendo os vegetarianos: Nativos (Candelária), Viva Melhor (mercado Petrópolis), Samosaria Hare (Ponta Negra), Govinda (divisa Cotovelo/Pium) e Magias da Terra (Pium). Em todos é certeza encontrar comida saudável e deliciosa, que deixa a alma feliz. Para bebericar com amigos, comendo pequenos pratos, recomendo o Curva do Vento (Ponta Negra) e o Mormaço (Nova Descoberta).

Também procuro participar do que está acontecendo de bom em termos de programação cultural. Felizmente, as opções têm aumentado. Alguns clássicos: Som da Mata (Parque das Dunas), Circuito Cultural Ribeira, exposições na Galeria Conviv’Art (Centro de Convivência do Campus Central da UFRN) e no Museu Câmara Cascudo. No Museu Câmara Cascudo, além das exposições, temos organizado várias atrações artístico-culturais, especialmente no âmbito de grandes eventos, como a Semana de Museus (maio) e a Primavera dos Museus (setembro). Apesar de ter melhorado bastante, a programação cultural de Natal ainda é muito limitada, em diversos setores, como o Palácio Potengi (Pinacoteca) e a programação de cinema.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas