quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Novo aeroporto abre sem autorização para voos internacionais

- Publicidade -

Igor Jácome
repórter

Apesar de carregar a palavra “Internacional” no nome, o Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, ainda não conta com permissão para atender voos que atravessem as fronteiras brasileiras, de acordo com a Delegacia Regional da Receita Federal no Rio Grande do Norte. O delegado adjunto da unidade da Receita no Estado, Francisco Aurélio de Albuquerque Filho, explica que falta o alfandegamento do terminal – a autorização concedida para receber passageiros e cargas internacionais.  Um relatório da última inspeção, realizada ontem, ainda deverá ser enviado para a Superintendência do órgão, em Recife, para ser analisado. Mesmo assim, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Inframérica confirmam o primeiro voo para este domingo (1º).
#ALBUM-5193#
O primeiro voo internacional do aeroporto vem de Portugal e está marcado para chegar pouco antes da meia noite. Já na madrugada de segunda, a mesma aeronave, da TAP, parte para Portugal. Porém, isso não poderá ocorrer, caso o alfandegamento não tenha ocorrido. A Inframérica garantiu que a estrutura dela já está montada e começa a funcionar neste sábado, 31, junto com o terminal.

#SAIBAMAIS#O delegado adjunto afirma que a perspectiva é de que uma autorização provisória só deva sair entre os próximos dias 5 e 6. “Normalmente, um aeroporto no Brasil começa a operar com voos domésticos e, com esses voos em andamento, ele recebe autorização para os internacionais. Este é o primeiro caso em que já começa com operação internacional”, coloca.

Ainda de acordo com ele, não há nenhuma equipe da Receita no novo aeroporto, uma vez que ela só é instalada, quando o aeroporto recebe o alfandegamento. “Caso seja necessário, temos uma equipe ainda no Augusto Severo (em Parnamirim), onde vamos manter nossas operações por enquanto”, explicou o delegado adjunto.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Inframérica informou que toda a estrutura de aviação já foi transferida para o novo aeroporto e que, nos últimos dias, vários órgãos que prestam ou fiscalizam serviços estão publicando autorizações extraordinárias para funcionamento do aeroporto, o que deve ocorrer neste caso.

A SAC também confirmou que os voos internacionais serão no novo terminal. Segundo o inspetor chefe da Receita Federal, Jorge Luiz da Costa, o relatório seria concluído ontem para ser enviado à superintendência. Vistoria foram feitas a cada dez dias desde janeiro deste ano, segundo ele. “Estamos na fase de pequenas pendências, que são coisas normais. A operadora deve assinar termos de compromisso e o alfandegamento provisório deve sair até o dia 6”, explicou. Até o fechamento desta edição, a TN tentou contato com a Superintendência Regional da RF, em Recife, mas os telefonemas não foram atendidos.

Novo Terminal
Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves inicia suas operações neste sábado, 31, às 8h30. Primeiro voo internacional está previsto para o domingo (1/6)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas