sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Novo aeroporto está em operação

- Publicidade -

Nadjara Martins, Karla Larissa e Daisa Alves
Repórteres

O clima de expectativa e ansiedade envolveu o início das operações no Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo, durante a manhã de ontem. O primeiro checkin foi realizado às 8h40 da manhã para o vôo 3306, que decolava rumo a São Paulo somente às 10h25. Às 8h29, o aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, encerrava as atividades para vôos comerciais em meio à nostalgia. Apesar de liberado, o novo terminal da Grande Natal ainda permanecia sem autorização para receber vôos internacionais até o fechamento desta edição. A expectativa era tanta que os passageiros do primeiro vôo chegaram com horas de antecedência, como o servidor público Antônio Manoel. O teresinense ia a São Paulo a negócios. “Resolvi chegar cedo para não arriscar”, pontuou.
Para o primeiro dia de operações no aeroporto estavam previstos 20 pousos e 17 decolagens, todas para outros estados do País
A abertura do aeroporto, prevista para acontecer sem solenidade, contou com a visita de diversas autoridades, entre eles a governadora do Estado, Rosalba Ciarlinni, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o ministro da previdência social, Garibaldi Alves Filho, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Durante o início do procedimento de checkin, Dom Jaime abençoou o terminal e os presentes.

#SAIBAMAIS#O primeiro vôo aterrissou no aeroporto às 9h40, também oriundo de São Paulo. Para o primeiro dia de operações no aeroporto estavam previstos 18 vôos. Para o prefeito de São Gonçalo, o novo aeroporto trouxe melhorias para cidades antes mesmo da inauguração. “Esse aeroporto já trouxe várias melhorias, primeiro pela geração de emprego, pois trouxe várias empresas para a cidade. Também trouxe um maior preparo para o nosso povo, com a chegada de um instituto federal. Vários horizontes estão se abrindo para São Gonçalo”, afirmou o gestor.

A governadora do Estado, Rosalba Ciarlinni, parabenizou o município pela chegada do novo terminal, e afirmou que o aeroporto representa um novo momento para o Rio Grande do Norte. “Só posso externar ao RN a minha emoção de ter o nosso aeroporto que vinha se arrastando há muitos anos. É uma felicidade saber que esse aeroporto é um marco para que possamos dar um salto para o futuro. O turismo será o principal beneficiário”, ressaltou. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a chegada do novo aeroporto não representa o fim dos trabalhos. Para ele, é preciso desonerar o ICMS sobre o querosene de aviação, o que ajudará a trazer novos vôos para o Estado. “É uma redução que vai acontecer uma hora ou outra.  É inevitável que aconteça para estimular vôos internacionais, vôos fretados, aquilo que vem desenvolver o RN: o turismo”, afiançou. Lançamento do selo. A abertura do aeroporto também contou com o lançamento de um selo comemorativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

1º  Desembarque
Manoel Carvalho, 52 anos,  foi o primeiro passageiro a desembarcar no novo aeroporto. Carvalho é potiguar e estava em São Paulo a negócios. Segundo ele, a viagem transcorreu sem problemas. “Foi um voo tranquilo, o pessoal já informando que seria o primeiro voo do aeroporto. Boa a receptividade, a festa.”
Manoel Carvalho foi o primeiro passageiro a desembarcar no novo aeroporto.

1º Check in
O engenheiro agrônomo,  Aquila Schneider foi o primeiro a fazer check in
no novo aeroporto. Durante o check in houve uma pequena demora, que
segundo ele, aconteceu por problemas no sistema da companhia. Ele achou 
o novo aeroporto mais moderno, bonito e amplo que o Augusto Severo.
Aquila Schneider foi o primeiro a fazer check in no novo aeroporto

Transporte
Janaína Gomes, líder de vendas da loja do Dufry, é uma das poucas funcionárias que trabalhavam no aeroporto Augusto Severo que irão para o Aluízio Alves. Moradora de Nova Parnamirim, ela resolveu sair bem cedo para o trabalho, temendo chegar atrasada. “Vim de carro porque não tem transporte de Nova Parnamirim para cá. Quando trabalhava no outro aeroporto era no máximo 10 min, agora gastei 40 min porque vim bem cedo. Não está fácil, todos os funcionários estão reclamando da distância”, comentou.

Turistas
A administradora Adriana Domingos e a professora Karla Morais tiveram o que chamaram de uma “experiência horrível” para chegar até ao novo aeroporto. As duas e mais uma amiga são de Minas Gerais e foram de táxi de Pipa, onde estavam hospedadas, pelo município de Macaíba, onde deverá ser construído o acesso sul.

“Foi terrível, não tinha estrada, os carros passavam no meio da lama, não tinha sinalização e nós tivemos que empurrar o carro que atolou”, relata Adriana.

Desinformação
Funcionário de uma companhia aérea, Elias Souza, morador do bairro de Novo Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante, chegou para o primeiro dia de trabalho de ônibus. Ele disse que o trajeto levou apenas 15 minutos e a passagem custou R$ 2,30. “Mas eu só consegui pegar o ônibus porque estava com uma amiga e ela perguntou se vinha para o aeroporto, mas o painel do ônibus não informava que vinha para o aeroporto também, só tinha São Gonçalo”, afirma.

Depoimentos

“É uma felicidade saber que esse aeroporto é um marco para que possamos dar um salto para o futuro. O turismo será o principal beneficiário”
Rosalba Ciarlinni – Governadora do RN

“Esse sonho começou há 17 anos, e hoje ele é o aeroporto mais bonito e mais moderno. O aeroporto Aluízio Alves vai abrir as portas para o desenvolvimento ainda maior do RN”
Henrique Eduardo Alves – Presidente da Câmara dos Deputados

“Esse aeroporto muda três conceitos no Brasil: é privado, desenhado para receber a nova geração de aeronaves e para ser um aeroporto cidade”
Jaime Calado – Prefeito de São Gonçalo do Amarante

“Valeu a espera. Esse é o aeroporto do futuro. Nenhum aeroporto do Brasil tem as características desse, que é um aeroporto cidade. Esse é um sonho que o RN tem há muitos anos”
Garibaldi Alves Filho – Ministro da Previdência Social

“Fiquei muito feliz com o convite para abençoar o aeroporto. Assim nós temos a certeza de que Deus está presente em tudo aquilo, em toda a boa obra”
Dom Jaime Vieira Rocha Arcebispo de Natal

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas