Novo dia D para o futebol do RN

Publicação: 2020-07-04 00:00:00
A+ A-
A celeuma em relação a liberação para os clubes de futebol iniciarem os seus treinos, deve acabar na próxima segunda-feira. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e as autoridades de saúde e administração do RN, voltaram a avaliar o protocolo que visa liberar a atividade esportiva no estado, acertaram alguns pontos e a situação regressou a mesa de discussão. A questão em relação a data de retomada do Campeonato Potiguar, foi o ponto que originou a dissonância entre as partes, mas já foi modificada. A ideia é marcar a volta da disputa do segundo turno para o dia 30 de julho.

Créditos: Iuri SeabraJosé Vanildo propôs até uma parceria entre governo e clubes para campanha do isolamento socialJosé Vanildo propôs até uma parceria entre governo e clubes para campanha do isolamento social


O médico Antônio Araújo, presidente da comissão de saúde da FNF, entende que no tocante a sua área, não há mais o que acrescentar, uma vez que o comitê científico, braço auxiliar o governo no projeto de combate a pandemia da Covid-19, aprovou o protocolo médico do futebol. Além disso, os clubes estão cumprindo todas as exigências contidas nos protocolos de combate a proliferação do coronavírus, realizando a testagem do elenco e cuidando da etiqueta respiratória.

“Em relação a parte específica da saúde, o que interessa neste momento, está tudo ok. O que vinha emperrando era a parte administrativa já que no documento enviado pela FNF as autoridades sanitárias, estava previsto o dia 23 de julho para o retorno do Campeonato Estadual. Eles não concordaram, então foi gerado todo esse desencontro de informações”, disse Antônio Araújo.

Por sua vez, o secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, interlocutor do governo junto ao ramo esportivo, foi taxativo ao afirmar em entrevista ao programa Esportes de Primeira, na Jovem Pan News Natal, que os treinos ainda não estavam liberados em virtude a situação da pandemia no estado.

A decisão de acolher a nova solicitação da FNF, deixou o presidente José Vanildo mais otimista e relação ao futuro do futebol potiguar. O horizonte, na visão do dirigente, aponta para um rumo mais promissor, uma vez que o RN está sendo um dos últimos estados a insistir numa espécie de isolamento social rígido, afrouxando apenas alguns setores da economia depois de mais de cem dias de paralisação.

Segundo a secretaria de Comunicação da governadora Fátima Bezerra, existe uma força tarefa oficial acompanhando todas as ações  desenvolvidas  e todas as negociações em torno da necessidade de liberação de alguns setores. Em relação ao futebol, o elo de ligação entre as partes, é o secretário Carlos Eduardo, da Tributação.

José Vanildo aproveitou a videoconferência, que além do representante da pasta tributária, contou ainda com Cipriano Maia, da Saúde e o e procurador-geral do RN, Raimundo Lima, para reforçar que a alteração da data de retomada do Estadual, não seria empecilho algum para FNF, ressaltando que o futebol está disposto a cumprir com todas as deliberações das autoridades que estão tratando de forma direta ao combate da pandemia.

O dirigente alertou ainda, que como todas as competições promovidas pela CBF estão prevista para iniciar no decorrer de Agosto, logo, apontou como  salutar que a  nova data de realização do Campeonato Potiguar fosse marcada para o dia 30 de julho.

“Nós só temos clubes disputando a Série D do Brasileiro e não deveremos ter problemas com datas. Faltam poucos jogos para definir o Estadual e necessitamos apontar os campeões, para que a CBF evite problemas com a Justiça na próxima temporada, uma vez que as competições locais são qualificatórias para torneios regionais e a Série D”, destacou o dirigente.

Com o protocolo na mesa das autoridades desde abril, o dirigente espera por um final feliz e já combina com os membros governamentais uma parceria entre futebol e estado, a fim da realização de uma campanha, explorando o esporte, para manter o torcedor dentro de casa durante o período de confinamento social.