quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Novo HPM: um sonho sonhado por muitos, que se torna realidade

- Publicidade -
Kleber H. Farias M. Cavalcanti
Coronel Médico e ex-diretor do Hospital da Polícia
Após três governos em aproximadamente nove anos tem fim as obras do hospital da Policia Militar. Nestes anos inúmeras dificuldades foram vencidas com o esforço conjunto de oficiais e praças da Diretoria de Saúde. Iniciada em 2009 sob o comando do Cel Marcondes Pinheiro e do Diretor de Saúde Cel Med Josmar de Castro Alves, lembro bem do lançamento da pedra fundamental bem como do início das obras a pleno vapor. Prova cabal foi a inauguração no segundo semestre de 2010 da primeira parte do Núcleo de Residência em Saúde com auditório 100 lugares, duas salas de aula para 40 pessoas cada, biblioteca, alojamentos masculino e feminino, sala de estar com copa e cozinha para suporte à Residência Médica. Ao final deste ano havia atingido 60% da obra, que passaria de pouco mais de 1000m2 para mais de 5000m2 de área construída, ampliando de 85 para 130 leitos, UTI adulto e neonatal com 10 leitos cada, centro cirúrgico com 07 salas de cirurgias. Em 2011 inicia novo governo e a esperança da conclusão das obras era grande, afinal tínhamos uma governadora médica que sabia da importância daquele hospital não só para atendimento á saúde da família policial militar como para toda comunidade civil potiguar através do SUS.

As dificuldades foram aumentando com a crise financeira e as obras foram diminuindo de ritmo. Não nos deixamos desanimar e continuamos a luta em busca de recursos para obra e equipamentos para o novo hospital, sempre houve no planejamento da ampliação a preocupação de realizar conjuntamente os projetos de Equipamentos e concurso público a fim de atender a demanda ampliada. Com a abnegação do então senador Paulo Davim, conseguimos aprovar junto ao MS, o nosso projeto de equipamentos no valor de aproximadamente R$ 9.000.000,00 fundo a fundo, sem contra partida para nosso estado, creditado no Fundo Estadual de Saúde para o HCCPG em outubro de 2012. Dois anos depois conseguimos num esforço hercúleo viabilizar mais de 70% dessa verba, conseguindo deixar licitados e empenhados equipamentos como: Intensificador de imagem, aparelho para cirurgia vídeo laparoscópica, aparelho de Endoscopia digestiva alta e baixa, Radiologia com Raio X, Densitometria óssea, e Tomógrafo este último também em funcionamento.

Nem tudo foram flores. A crise financeira fez paralisar as obras com avanço de pouco mais de 10%. Para completar a desgraça mesmo após termos atendido o HWG com a disponibilidade de 30 leitos no nosso hospital desafogando a superlotação daquele nosocômio, recebemos como prêmio o fechamento da nossa UTI adulto, por ordem expressa do governo estadual e da secretaria Estadual de Saúde , transferindo todos os profissionais médicos e de enfermagem, com isso a complexidade do HPM foi diminuída e deixamos de realizar cirurgias de idosos e pacientes críticos. Em nenhum momento fomos chamados para discutir uma solução melhor.

A entrega do novo Hospital da Polícia Militar é motivo de júbilo para família miliciana. Agradecemos de coração a todos que nos ajudaram nessa gloriosa missão. No entanto continua a luta para dotar o novo hospital com corpo clínico suficiente para atender sua nova complexidade de 130 leitos, UTI adulto e neonatal, com 10 leitos cada, Centro Cirúrgico com 07 salas, e Maternidade com 30 leitos.

Para isso aguardamos as condições de um concurso público de oficiais e praças de saúde.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas