Novo modelo de negócios comerciais chega a Natal

Publicação: 2019-04-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Um novo modelo de negócios no qual as relações ocorrem por meio da troca de produtos e serviços sem a necessidade do desembolso do valor correspondente ganha espaço em Natal. Formado por um grupo de empreendedores, o Clube de Permuta é plataforma de relacionamento multilateral entre empresários que já movimentou cerca de R$ 145 milhões nos últimos seis anos.

A ideia surgiu em 2012 quando o empresário Leonardo Bortoletto percebeu que muitos dos seus serviços eram pagos com trocas. Ele acumulou esses “créditos” e passou a trocá-los com outros parceiros. Foi quando enxergou uma oportunidade. “Companhias como a minha nos Estados Unidos são mais de cinco mil. É um negócio crescente onde há espaço pra muita gente ainda”, diz.

A entrada no Clube é precedida de  seleção. Depois disso, cada empresa recebe um valor determinado de crédito que pode ser gasto dentro da plataforma. O valor é calculado levando em conta os números de compra e venda da empresa. A partir daí é possível adquirir qualquer produtono Clube.

“Pra explicar de forma prática: um associado que é dono de uma loja de móveis pode contratar um contador pra fazer a contabilidade da sua empresa em forma de permuta. Depois, esse mesmo empresário pode entregar os móveis dele para abastecer a empresa do contador ou outra empresa que esteja na plataforma”, exemplifica Leonardo Bortoletto.

O faturamento do Clube de Permuta vem de cada transação feita pelos associados, com taxas de no máximo 10% para os negócios. Em Natal, já são 30 associados. “O grande detalhe é que isso fortalece o mercado local. Primeiro: o associado deixa seu recurso no caixa. Segundo: ele para de comprar de fora, pela internet, para comprar na plataforma local”, pontuou o diretor-executivo do Clube de Permuta em Natal, Betinho Costa.








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários