sexta-feira, 29 de março, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Novo presidente rompe ciclo castrista no poder

- Publicidade -

Cuba definiu nesta quarta-feira, 18, que Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, será seu novo presidente. Ele foi o único candidato à vaga ocupada por Raúl Castro, que continua como chefe do Partido Comunista. Díaz-Canel era o vice-presidente do país e ocupava a vaga desde 2013. Em seu lugar, assume Salvador Valdés Mesa, ex-funcionário sindical de 72 anos, que tem ocupado uma série de cargos altos no governo.

Miguel Díaz-Canel será anunciado presidente nesta quinta, 19

Miguel Díaz-Canel será anunciado presidente nesta quinta, 19

O novo presidente vai enfrentar uma economia estagnada, infraestrutura decadente, uma administração americana hostil e o desencantamento generalizado com um sistema planejado de maneira central, que não pode fornecer aos funcionários públicos um salário suficiente e proíbe a maior parte das iniciativas privadas.

Raúl Castro vai permanecer como primeiro secretário do Partido Comunista, uma posição potencialmente mais poderosa. E considerando que o poder na Cuba comunista é focado há tempos em personalidades, e não em instituições, o poder de influência que Díaz-Canel realmente terá ainda é desconhecido. Muitos observadores olham para seu passado em busca de pistas.

A maioria dos cubanos conhece seu vice-presidente como um exímio orador, que inicialmente assumiu um papel tão discreto que era virtualmente inexistente. Até março, Díaz-Canel não havia dito nada ao povo cubano sobre que tipo de presidente seria. Sua declaração de maior duração veio de um vídeo vazado de uma reunião do Partido Comunista, quando ele se comprometeu a fechar alguns meios de comunicação independentes e declarou que algumas embaixadas europeias eram postos avançados de subversão.

Sua imagem discreta começou a mudar um pouco neste ano, quando Díaz-Canel entrou em cena através dos holofotes moderados que a mídia estatal oferece, no estilo soviético. Com seus comentários em março, o povo cubano teve o vislumbre de um político local ativo, uma imagem familiar aos residentes da província central do país, onde ele nasceu e passou nove anos ocupando um cargo semelhante ao de governador.

Economia
Cuba possui um sistema de seguridade social extenso, que oferece saúde e educação gratuitamente, mas sua economia sofre. É dependente, em grande parte, dos cerca de 5 milhões de turistas ao ano, além dos pagamentos aos cubanos médicos e especialistas que trabalham em outros países e dos cubanos que vivem no exterior. O país recebia subsídios da Venezuela de mais de US$ 6 bilhões anualmente, mas o país de Nicolas Maduro agora passa por um colapso econômico.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas