sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Novo rumo

- Publicidade -
As movimentações de bastidores na Confederação Brasileira de Futebol – CBF, nos últimos dias, apontam para um novo rumo no que diz respeito ao rearranjo do calendário deste ano devido a pandemia de Covid-19. Se em princípio a ideia era reiniciar a temporada pelos campeonatos estaduais, uma vez que não demandaria viagens e o risco de contaminação de atletas seria reduzido, agora tudo mudou, como diria o saudoso “punk” – Chico Inácio. A entidade se reuniu com a elite e decidiu que os Campeonatos Brasileiros (ao menos séries A e B) e a Copa do Brasil tem prioridade.
Novo rumo 1
A mudança de rota, como na maioria das decisões tomadas por grandes conglomerados de negócios milionários, tem o cheiro do dinheiro. A CBF percebeu que gastaria muito menos com a testagem de clubes  dos Brasileirões e Copa do Brasil, do que teria que desembolsar, país à fora, com pequenos clubes em 27 competições estaduais. Sendo assim, os torneios locais entrarão no fim da fila, dando chance para que até fevereiro (quando devem terminar os nacionais) a pandemia diminua o ritmo, surjam medicamentos e até a vacina. Tudo é uma questão de economia e praticidade.
Novo rumo 2
Além disso, se levarmos em consideração outros fatores, que não apenas o Covid-19, os pequenos clubes dos Estados não têm a menor condição de recontratar um grupo de atletas para jogar pouquíssimos jogos e depois dispensar todo mundo de novo. É contraproducente. Ano que vem (o Brasileirão vai até 2021), o time contrata para a temporada seguinte e já usa esse elenco para concluir a atual, evitando despesas maiores.
Testes
Por falar em testes, a preocupação do médico Roberto Vital precisa ser levada em consideração em relação a questão da testagem dos atletas para Covid-19. Em todos os protocolos fala-se na necessidade de testes, no entanto, Vital ressalta que é preciso que a CBF defina qual o teste será exigido, uma vez que existem vários tipos destes no mercado, com preços distintos e nível de confiabilidade variado. Sem a padronização não há segurança.
Luta
E hoje tem potiguar no UFC Fight Night. Philipe Lins entra no óctogono no Card Principal do evento em Las Vegas, EUA. Menos de dois meses depois da sua estreia no UFC, ele (14-4-0) já está de volta. O peso-pesado, que foi derrotado pelo ex-campeão Andrei Arlovksi no dia 13 de maio, enfrenta o canadense Tanner Boser (17-6-1), que também tem pouco tempo na organização. Boser estreou em outubro e possui uma vitória e uma derrota.
O técnico Renatinho Potiguar, que comanda o Globo, em entrevista Jovem Pan News Natal, no programa Tribuna Esporte, revelou que está preocupado com a possibilidade de outros estados iniciarem os treinamentos das equipes antes que o futebol seja liberado no Rio Grande do Norte. Ele acredita que a desvantagem técnica e física será muito grande e fará a diferença na disputa do campeonato da Série D. A mesma preocupação já foi demonstrada pelo América.
Novos talentos
A parada pela pandemia e o retorno incerto ainda de treinamentos de vários esportes pode fazer com que uma geração de novos talentos não vingue. Muitos trabalhos de categoria de base foram interrompidos e provavelmente não retornarão, em sua maioria por falta de recursos. A crise, que já existia, será maior e mais duradoura e, claro, infelizmente, quem tem menos, sofre mais.
Dicas na pandemia
Mais um fim de semana em casa e resolvi “ajudar” aos que estarão enclausurados e são apaixonados pelo esporte como eu.
Dica 1
O canal BandSports tem uma programação  de fim de semana com memórias interessantes voltadas para outras modalidadess que não o futebol.
* A luta lendária do pugilista panamenho Roberto Durán contra o norte-americano Sugar Ray Leonard, na decisão dos pesos supermédios do WBC (Conselho Mundial de Boxe). A luta foi realizada no ano de 1989, no The Mirage Hotel, em Las Vegas (EUA). Hoje, 27 de junho, às 19h30.
** No domingo, 28 de junho tem DOC BandSports. O entrevistado será o técnico de atletismo Jayme Netto, que comandou o quarteto medalhista de prata no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000 (entre eles o potiguar VICENTE LENÍLSON). Às 21h.
Dica 2
Sportv
A Sportv está transmitindo uma raridade. Partidas da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1958 e 1962. Confira os jogos e horários.
Hoje, dia 27:
18h – Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia – Final da Copa do Mundo de 1962
DOMINGO, dia 28:
18h – Brasil 5 x 2 França – Semifinal da Copa do Mundo de 1958
SEGUNDA-FEIRA, dia 29:
19h – Brasil 5 x 2 Suécia – Final da Copa do Mundo de 1958
Preocupação
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Clássico