Novo semáforo na avenida Salgado Filho vai iniciar testes na quarta-feira (11)

Publicação: 2019-09-10 00:00:00 | Comentários: 0
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As alterações no trânsito de Natal planejadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana seguem ao longo dessa semana. A previsão era que a segunda das oito intervenções viárias previstas pela STTU para este mês de setembro, tivesse início da fase de testes na manhã desta terça-feira (10). Porém, a STTU confirmou que ficou adiado para a quarta-feira (11). A proposta é implantar uma nova faixa de pedestre combinada com um novo semáforo na Av. Salgado Filho altura da Rua Auris Coelho (proximidade do Complexo Viário do 4º Centenário), no bairro de Lagoa Nova – também será permitida a conversão no sentido zona Sul dos veículos que vierem pela Auris Coelho. A passarela que existe no local será removida.

Uma faixa de pedestre tem que ser pintada no local para que o semáforo passe a funcionar
Uma faixa de pedestre tem que ser pintada no local para que o semáforo passe a funcionar

O início dos testes nesse trecho da Av. Salgado Filho ainda dependia de pintura da nova faixa de pedestres, serviço previsto para ser realizado na madrugada desta terça-feira. Porém, a assessoria de imprensa da pasta, adiantou que “a pintura só seria realizada se não chovesse. Se chover, também não vamos ligar o semáforo já instalado”. Por isso, ficou para quarta-feira o início do teste.

Ao todo serão instalados oito novos sinais, combinados com faixas de pedestres – quatro na Av. Salgado Filho, um na Av. Bernardo Vieira e dois na Hermes da Fonseca. A primeira mudança no trânsito da capital do Rio Grande do Norte feita pela STTU foi semana passada (quarta-feira, dia 4), na Av. Hermes da Fonseca nas proximidades do Aeroclube e do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (16º BIMtz): foram instalados um novo semáforo e novas faixas de pedestres entre as ruas Alberto Maranhão e Joaquim Fagundes no Tirol.  Os novos equipamentos atendem requisitos de acessibilidade, com sinais sonoros e informações disponíveis em braile. 

“Com essas alterações vamos  facilitar a travessia de pedestres entre paradas de ônibus que estão frente a frente, mas em lados opostos da via e que até então não tinham uma ligação efetiva”, disse Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da STTU.

Conforme anunciado pelo órgão que ordena e fiscaliza o trânsito de Natal, “o pedestre é o principal fator a ser considerado na elaboração das políticas de mobilidade da cidade, por isso estamos realizando uma série de ações para dar mais segurança na circulação do pedestre”.

As intervenções viárias seguem regras regulamentadas pela Lei número 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e estabelece a pirâmide de prioridade da mobilidade urbana, onde pedestres estão no topo seguidos (na ordem) por ciclistas, transporte público, transporte de carga, carros e motos particulares.

Travessia tem que ser mais segura
Sobre o semáforo já em funcionamento no bairro do Tirol, Walter Pedro acrescentou que “o ideal é que tenha uma travessia adequada para pedestres a cada 100 metros. Mas, devido à impossibilidade de se adotar esse modelo, selecionamos locais onde existiam pedidos da população”. O secretário adjunto de Trânsito da STTU pontuou que o trecho citado só existia faixa de pedestres no cruzamento da Av. Hermes da Fonseca com a Rua Joaquim Fagundes, ficando a seguinte somente na altura da Rua Ângelo Varela “a mais de 480 metros de distância” próximo da AABB.

Com a nova travessia de pedestres, justificou a Secretaria, quem anda a pé passou a contar com uma faixa a pouco mais de 170 metros da Rua Joaquim Fagundes, “em um trecho onde há duas paradas de ônibus e estabelecimentos comerciais. O local foi selecionado por ser atrator de viagens a pé, inclusive por causa das paradas de ônibus”, ressaltou Walter Pedro.

As intervenções viárias previstas pela STTU foram embasadas em estudos e informações sobre os locais com maiores registros de ocorrências, quantidade de acidentes, e número de vítimas. Após análise, o órgão identificou os principais locais de atropelamentos e cruzou com dados sobre a dificuldade do pedestre em atravessar a via.

Uma das fontes é o “Anuário Estatístico 2018: Acidentes de Trânsito em Natal”, elaborado pela STTU, onde estão listadas dentre outros dados a quantidade de pessoas envolvidas em acidentes. No ano passado foram registrados 5.444 acidentes envolvendo 11.967 pessoas, deixando 1.858 (15,53%) feridos e causando 58 óbitos (0,48%) – 25 durante a noite e oito deles eram pedestres. De 2015 a 2018, ainda conforme o Anuário, 79 pedestres morreram no trânsito de Natal.

A partir das mesmas diretrizes aprovadas em 2012 dentro do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza o deslocamento do pedestre, todas as faixas de pedestres nos cruzamentos na Av. Salgado Filho com as avenidas Amintas Barros, Nascimento de Castro, Antônio Basílio e Bernardo Vieira serão deslocadas de posição (afastadas da esquina), permitindo a inserção de tempo exclusivo para pedestre.

“Dessa maneira o pedestre passa a ter o direito a uma travessia mais segura e confortável, da mesma forma que os carros terão uma área de acomodação. Evitamos o conflito de veículos com os pedestres, que também deixarão de interferir na passagem de quem seguirá em frente”, explicou o secretário adjunto de Trânsito da STTU, ressaltando que “o modelo é utilizado com sucesso na Av. Paulista, em São Paulo”.

Intervenções viárias previstas pela STTU a serem implantadas ao longo do mês de setembro

Em operação
1. Av. Hermes da Fonseca, no Tirol, entre as ruas Alberto Maranhão e Joaquim Fagundes: implantação de novas faixas de pedestres e instalação de novos semáforos – equipados com botoeira, temporizador, sinais sonoros e informações em braile;

Em implantação
2. Av. Salgado Filho na altura da Rua Auris Coelho, em Lagoa Nova: implantação de novas faixas de pedestres e instalação de novos semáforos – equipados com botoeira, temporizador, sinais sonoros e informações em braile. O canteiro central será aberto para permitir conversão em direção à zona Sul;

Próximas intervenções
3. Av. Salgado Filho cruzamento com a Av. Amintas Barros: as faixas de pedestres serão recuadas – deslocadas para mais distante do cruzamento – e instalados novos semáforos equipados com temporizador, sinais sonoros e informações em braile;

4. Av. Salgado Filho cruzamento com a Av. Nascimento de Castro: semelhante ao formato a ser adotado no cruzamento com a Av. Amintas Barros;

5. Av. Salgado Filho cruzamento com a Av. Antônio Basílio: semelhante ao formato a ser adotado no cruzamento com a Av. Amintas Barros;

6. Av. Salgado Filho cruzamento com a Av. Bernardo Vieira: semelhante ao formato a ser adotado no cruzamento com a Av. Amintas Barros;

7. Av. Hermes da Fonseca na altura do Museu Câmara Cascudo e 16º BIMtz: semelhante ao modelo adotado na Av. Hermes da Fonseca entre as ruas Alberto Maranhão e Joaquim Fagundes;

8. Av. Bernardo Vieira, nas Quintas, nas proximidades do viaduto da Urbana: modelo de intervenção semelhante ao adotado nos cruzamentos da Av. Salgado Filho com a Av. Amintas Barros. Equipamento será equipado com botoeira, para que o semáforo só feche quando houver pedestres para atravessar.

Matéria atualizada às 10h27



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