terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Novo sistema de bilhetagem recebe críticas do Sitoparn

- Publicidade -

O Sitoparn (Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do RN) requisitou, ontem, uma audiência com o prefeito Carlos Eduardo para discutir a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica.

Segundo o presidente do Sitoparn, José Pedro dos Santos Neto (Pedrinho), a importância desta audiência “é saber se o prefeito está ciente do que está acontecendo, pois a bilhetagem eletrônica está sendo implantada de forma arbitrária”. Entre as reivindicações do Sitoparn está também a  antecipação do  Plano de Mobilidade Urbana, que será licitado somente em 2010; a continuação da tarifa mais baixa; e o sistema de crédito que será usado na bilhetagem.

Para o presidente do Sitoparn “a lei que nos obriga a ter o mesmo preço dos ônibus fere o código de defesa do consumidor”. A lei dos alternativos diz que estes só podem cobrar a tarifa superior ou igual às dos ônibus”. Para o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano, STTU, Teles Márcio, “os alternativos podem continuar com a tarifa mais baixa, desde que a qualidade no transporte dos passageiros continue”.

O Seturn iniciou os testes de bilhetagem eletrônica antes dos alternativos por ter os equipamentos desde o projeto de gratuidade para os idosos. “Não é possível que o Seturn tenha que esperar pelo Sitoparn, pois eles já utilizam o equipamento”, relatou a Secretária Adjunta de Transportes, Lúcia Rejane de Almeida Xavier. “A bilhetagem eletrônica é um avanço” completa a secretária adjunta, “garantindo que os dados brutos, gerados pelos veículos, cheguem até a Secretaria dos Transportes para serem feitos os relatórios.

Em reunião com os advogados do Sitoparn e Seturn, na última quinta-feira, ficou decidido que o sistema de crédito será o de um cartão com dois créditos distintos. De acordo com a secretária adjunta, “cada um utiliza um tipo de tecnologia, desta forma não há como ter uma integração do sistema, então os cartões terão dois tipos de créditos”.

O Sitoparn não concordou com a utilização desse sistema, “isso irá prejudicar a população, pois o usuário terá de comprar os créditos em locais diferentes e muitas vezes não terá dinheiro para obter os dois tipos de crédito, dando preferência aos créditos do Seturn”. Os permissionários pretendem entrar na justiça para conseguir que seja utilizado o sistema de um cartão de crédito único, que seja aceito em qualquer mobilidade de transporte.

O Seturn começará a utilizar o sistema de bilhetagem eletrônica daqui a quinze dias, enquanto o Sitoparn só no início do próximo ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas