quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Novos partidos conquistam tempo de TV

- Publicidade -

A projeção do tempo de rádio e televisão para os partidos políticos no pleito de 2014 mostra que as legendas recém-criadas, Solidariedade e Pros, figuram com espaço considerável para a divulgação de seus candidatos. A distribuição definitiva é feita ao início oficial das campanhas, mas com base no número de deputados por bancadas na Câmara Federal é possível identificar algumas referências a partir do número de parlamentares de cada partido. O PT é a sigla com o maior tempo de televisão. Em segundo, está o PMDB.

O estreante, o Solidariedade, com 23 deputados, é o oitavo partido com o maior tempo, chegando a pouco mais de 1 minuto, na frente de legendas com histórica na política brasileira, como o DEM e o PDT. O PROS é o décimo primeiro no ranking dos partidos com o maior tempo de propaganda partidária, nesta projeção inicial.

Mas as duas legendas tendem a seguir caminhos diferentes no pleito de 2014 no cenário nacional.  O Prost tem sinalizado que vai apoiar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Já o Solidaridade ganha o perfil oposicionista, aproximando-se da candidatura do tucano Aécio Neves, que disputará a Presidência da República, pelo PSDB.

Para chegarem ao cenário nacional com razoáveis tempos de rádio e televisão, as novas legendas desfalcaram as já existentes. O Pros recebeu adesões de grupos políticos que sustentam a candidatura de Dilma, como os irmãos Cid e Ciro Gomes, do Ceará, que abandonaram o PSB e o projeto de candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos – agora apoiado pela ex-senadora Marina Silva, que não conseguiu registrar a Rede Sustentabilidade.

O Pros possui mais exposição no rádio e na TV do que partidos que controlam ministérios no governo Dilma. A sigla soma 50 segundos ante 42 segundos do PDT (Ministério do Trabalho) e outros 42 segundos do PCdoB (Ministério dos Esportes) – tradicional aliado petista.

No Rio Grande do Norte, o Pros tem uma bancada com cinco deputados na Assembleia, entre os quais o presidente do Legislativo estadual, Ricardo Motta. O Solidariedade recebeu a adesão de um parlamentar estadual. Kelps Lima.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas