quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Número de vítimas da explosão de fábrica de fertilizantes ainda é incerto

- Publicidade -

As autoridades públicas ainda avaliam o número de vítimas da explosão em fábrica de fertilizantes nos Estados Unidos. Informações não oficiais indicam que os mortos podem chegar a 70 e o de feridos, a mais de 170, pois há pessoas ainda sob os escombros. Na madrugada de hoje (18), a polícia estimava o número de vítimas entre cinco e 15. D.L. Wilson, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas disse que o número de feridos é superior a cem, envolvendo adultos, crianças e idosos. Já um socorrista, afirma que pelo menos 40 pessoas estão gravemente feridas. Wilson afirma também que o número de casas extremamente danificadas é
superior a 75. Segundo ele, 133 idosos foram retirados de um asilo que
foi afetado pela explosão.

A fábrica West Fertilizer, localizada em West, cidade de
2.700 habitantes no Texas, foi alvo de uma explosão
ontem (17) à noite. Não há detalhes sobre as causas do incidente na
região de Waco. Testemunhas dizem que a impressão é que houve a explosão
de uma bomba, por volta das 19h50 (21h50 de Brasília), que provocou
danos em uma área extensa.

O sargento de Polícia de Waco, Patrick Swanton, não considera que o ocorrido tenha necessariamente alguma ligação com as explosões em Boston ou com as cartas envenenadas enviadas ao presidente e a um senador. “Não há indicativo de que isso é qualquer coisa diferente de um incêndio acidental”, afirma.

Segundo as autoridades, um edifício com 50 apartamentos também estaria entre os imóveis destruídos. Várias construções no entorno ainda continuavam em chamas por volta das 1h30 (3h30 de Brasília). Bombeiros, ambulâncias e seis helicópteros foram deslocados para participar do resgate.

O incidente no Texas ocorreu no mesmo momento em que os Estados Unidos vivem em clima de comoção devido às explosões registradas durante a Maratona de Boston, há três dias, matando três pessoas e deixando mais de 180 feridas. Paralelamente, o presidente norte-americano Barack Obama e um senador receberam correspondências aparentemente contaminadas com o veneno letal ricinina.

A explosão na fábrica texana ocorre dois dias antes do 20º aniversário do incêndio em Waco que destruiu um conjunto habitacional ocupado por seguidores da seita Ramo Davidiano, após um cerco de agentes federais, com um saldo de 82 seguidores e quatro agentes federais mortos.

O jornal local Waco Tribune-Herald informou que os bombeiros tentavam conter um incêndio na fábrica quando a explosão ocorreu e que alguns deles estariam entre os feridos. As pessoas com ferimentos foram atendidas em um campo de futebol da escola local. “Há muita devastação. Nunca vi nada parecido. Parece uma zona de guerra, com todos os escombros”, disse o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara.

A testemunha Debby Marak disse ter visto fumaça vinda da área próxima à fábrica e que dirigiu naquela direção para ver o que ocorria. Segundo ela, quando chegava mais perto do local, dois garotos correram em sua direção gritando que as autoridades haviam pedido a eles que deixassem a área porque a fábrica de fertilizantes explodiria.

“Era como estar no meio de um tornado. Havia coisas voando por todo o lado. Meu para-brisas quebrou. Parecia que toda a Terra estava tremendo”, disse Marak.

Com informações da Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas