terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Nuzman promete Olimpíada no Rio com total segurança

- Publicidade -

Rio (Agência Estado) – Apesar da onda de violência que tomou conta do Rio nos últimos dias, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou nesta sexta-feira que confia na política de segurança pública que está sendo implementada na cidade que será palco da Olimpíada de 2016 Ele ainda prometeu que a capital fluminense abrigará a competição “em total clima de segurança”.

Diante da enorme repercussão nacional e internacional dos graves conflitos entre policiais e traficantes que tomaram conta do Rio nos últimos dias, o presidente do COB divulgou um comunicado oficial para reforçar sua confiança na organização dos Jogos Olímpicos de 2016 na cidade. “Reiteramos a plena confiança no projeto de pacificação no Rio de Janeiro, que vem sendo realizado sob a liderança e autoridade do governador Sérgio Cabral, através de um planejamento responsável e criterioso, visando benefícios para toda a população no curto, médio e longos prazos”, afirmou Nuzman.

O dirigente também destacou que a operação de guerra montada para combater a violência de forma severa tem “respaldo da sociedade civil e da população do Rio de Janeiro” e “representa mais uma clara demonstração de que a política de segurança pública do governo do Estado está no caminho certo”.

Para ratificar a sua confiança, Nuzman lembrou que o projeto de segurança para o evento foi elaborado em parceria com os governos federal, estadual e municipal e que foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). “Dessa forma, podemos assegurar que os Jogos, em 2016, bem como os eventos teste que serão realizados em 2015, transcorrerão em total clima de segurança”, escreveu.

Na Suíça, o COI também expressou confiança de que a segurança dos Jogos Olímpicos estará assegurada em 2016 e lembrou que o Rio foi capaz de abrigar com sucesso outras competições de grande porte, como os Jogos Pan-Americanos de 2007. “Os regimes de segurança estão sob a responsabilidade dos governantes. No passado, o Rio e o Brasil mostraram que são capazes de sediar grandes eventos com segurança e temos plena confiança na capacidade das autoridades brasileiras para entregar Jogos seguros em 2016”, afirmou a entidade, por meio de um comunicado

Apesar do discurso otimista, a onda de violência já afetou o esporte no Rio. A final do Campeonato Carioca Feminino de Vôlei, por exemplo, foi adiada na noite de quinta-feira, por falta de segurança no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Assim, o jogo entre Unilever e Macaé Sports ficou para o dia 22 de dezembro. Enquanto isso, a equipe da Mangueira relatou que vem enfrentando dificuldades para treinar para a sequência da Liga de Basquete Feminino.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas