O amor e seus efeitos no corpo, tempo e desejo motiva debates

Publicação: 2017-11-10 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O amor transforma, produz acontecimentos, age diretamente na rotina do indivíduo e interfere nas construções sociais. O amor e seus efeitos no corpo, no tempo e no desejo será debatido na  IV Jornada Interdisciplinar do Instituto Bem Te Vi, instituição que se destina a estudar e tratar dos problemas que afligem o ser humano. As discussões no evento contarão com a participação do psicanalista da USP, Christian Dunker, que também lança o livro “A Reinvenção da Intimidade - Políticas do Sofrimento Cotidiano". O evento acontece no UNI-RN (Tirol), com inscrições no valor de R$ 150 (inteira) e R$ 75 (estudante). A programação começa às 8h e segue ao longo do dia.

Christian Dunker falará sobre amor e as aflições cotidianas
Christian Dunker falará sobre amor e as aflições cotidianas

A ideia da Jornada é unir profissionais da psicologia que atuam em clínica e pesquisa para dividir experiências e pensar as incidências do amor em relação ao corpo, tempo e desejo, detalhando essas incidências nas várias fases da vida. A fundamentação teórica é apoiada na visão lacaniana da psicanálise.

O evento está dividido em diversos eixos temáticos. Há o “Amor, ave fênix e as (des)madurezas humanas”, “O corpo em cena: situações clínicas”, “Os inícios e o amor: a infância”, “A adolescência e seus tempos (des)amorosos”, “De algumas aprendizagens ou dos textos dos (des)prazeres: experiências na inclusão”, “Sobre o amor, o corpo e a cena do mundo”, “O olhar  e o corpo”, “Sexualidade, gênero e o inclassificável da pulsão” e, por fim, “Gênios (in)domáveis e o amor”.

Ainda durante a Jornada também serão lançados os livros “A Expressão do Pathos e a saúde possível", organizado por Jaqueline Brito e Eugênia Chaves, e “As flores que Vilma viu", de Marcos Medeiros, com ilustrações de Vilma Medeiros.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários