sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

O bem

- Publicidade -

Vicente Estevam (interino)[email protected]

Segundo dizia minha avó, “não há mal, que não traga um bem”. Pois sim. Já existe dentro da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e entre os clubes um movimento para alavancar uma possível mudança no calendário do futebol nacional. Infelizmente, foi preciso acontecer toda a tragédia mundial para que os cartolas abrissem mão de conceitos antigos que prejudicavam as instituições de futebol, principalmente os clubes de Estados menos abastados como o Rio Grande do Norte.
O bem 1
Com o calendário atual, ABC e América, por exemplo, precisam estar em campo disputando, de forma paralela, três competições (Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato do Nordeste). É claro que os clubes não têm caixa suficiente para montar elencos grande e de qualidade para disputar, competitivamente, os três torneios. Daí começa a necessidade de poupar o elenco. Com isso surgem as derrotas, as críticas, as trocas de técnicos açodadas e toda a sorte de decisões internas erradas. O resultado disso é o caos financeiro, além de rebaixamentos.

O bem 2
O destino final, diante de erros forçados pelo calendário ruim e gestões atrapalhadas, é o posicionamento dos nossos clubes à margem da elite do futebol nacional. Fica parecendo, aos olhos de muitos, que a Série B do Campeonato Brasileiro já é um grande prêmio para o Rio Grande do Norte. Triste de quem pensa pequeno. Não, repito, não. O lugar dos clubes potiguares é a Série A, a Libertadores, o Mundial de clubes. Os que não almejam o crescimento não deveriam sequer estar na disputa. Se o calendário nos massacra, o derrotista nos enterra.

Mudanças A Eurocopa e a Copa América, que seriam realizadas no meio deste ano, foram adiadas para o meio de 2021. O Mundial de Clubes da Fifa, com o novo formato a partir de 2021, terá de ser disputado no fim de 2021, em 2022 ou 2023 – ele aconteceria no meio do ano que vem, na China.
Esportista
O esportista não é aquele que apenas pratica o esporte. Ele também é o responsável por incentivar a prática e contribuir para uma sociedade mais saudável. Em um momento como este, onde muita gente parou de pratica esportes, por causa do coronavírus, temos a responsabilidade de dizer que o esporte não pode parar. Em casa, seja onde for, não deixe de ser um esportista.
Esportista 1
Como muita coisa nesse País, até o dia de hoje já sofreu uma tentativa de “golpe”. O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como “Lei Zico”. No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista. A Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do passe livre”, revogou a Lei Zico, estabelecendo o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto, a população mantém a antiga data ainda hoje como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.
Crossfit
Numa iniciativa conjunta, 20 boxes de crossfit e de cross training do Rio Grande do Norte suspenderam os treinos presenciais entre os dias 21 e 31 de março, como forma de colaborar com a contenção da expansão local do novo coronavírus. Fazem parte do movimento os seguintes boxes, localizados em Natal, na Região Metropolitana e em Pipa: CHALLENGE, Base, Box Macaíba, Box Natal CT Neópolis e CT Satélite, Box Prime, Box Tirol, Box QG-84 CV e Petrópolis, CF1050, Suntown, Cross Systems, CWB, WOL, Champions Cross, Complex CT, Crossstylo, Box Potiguar, CFCM, CT Box Potengi, BOX TRIBOS, Maju-Oficina do Corpo, CrossPipa, Arena Box, Army FIVE, Box Ponta Negra e Box Candelária.
Brady
A saída surpreendente do quarterback Tom Brady após 20 anos no New England Patriots terá como desdobramento outra escolha ainda mais inusitada. De acordo com a imprensa norte-americana, o astro da modalidade vai defender o Tampa Bay Buccaneers. Aos 42 anos, o jogador deve receber cerca de R$ 150 milhões por temporada para atuar por uma equipe que está longe de ser das mais badaladas da competição. Segundo a Agência Estado, os Buccaneers venceram somente uma vez o Super Bowl, em 2002, e vivem para 2021 a expectativa de disputar o evento em seu próprio estádio, já que a partida será realizada em Tampa, na Flórida.
Reforçado
O técnico Roberto Fernandes disse que não queria que a Copa do Brasil parasse porque o Juventude poderia se reforçar. No entanto, é o América quem está se reforçando. Nos últimos dias chegaram: os Atacante Augusto e Rogerinho (Ex-Atletico Cearense), o meia Dionathan Gaúcho. Ontem, foi a vez de mais um jogador de frente se apresentar ao Alvirrubro. Éder chegou e já treinou. O atleta passou por vários clubes, inclusive o ABC, ano passado. Veja a lista: Yokohama-JAP (2009-2011), Ypiranga-RS (2012 e 2017), Canoas-RS (2013), Ferroviário-CE (2013), Veranópolis-RS (2014), Novo Hamburgo-RS (2014), Brasil de Pelotas-RS (2014, 2015), Lajeadense-RS (2015), Glória-RS (2016), São José-RS (2016), Luverdense-MT (2016), São Luiz-RS (2018), Esportivo-RS (2018), Caxias-RS (2018), ABC (2019) e Aymoré-RS (2019-2020).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação