terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

O Brasil corre aqui

- Publicidade -

A corrida é um esporte extremamente democrático. Aliada à força de vontade, são necessários apenas um par de tênis e muita determinação. Entretanto, uma estrutura bem planejada pode colaborar para um melhor desempenho dos competidores. A pouco mais de 100 dias para a 3ª Edição da Meia Maratona do Sol, que pretende levar milhares de pessoas para correr nas ruas de Natal, a estrutura da prova está sendo pensada para promover o maior conforto e comodidade aos atletas durante o percurso.
A estrutura de largada e chegada, os percursos pensados para favorecer os participantes e as belezas atraem corredores de todo País
Correr tem se mostrado uma excelente atividade física e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. O grande diferencial da corrida é a autonomia do atleta, ele não depende tanto de outras pessoas para fazer o seu treino. O número de esportistas em Natal tem crescido a cada ano e, aos poucos, a cidade vai ampliando os espaços para a prática da atividade. Vários corredores já estão nas ruas se preparando com para correr a Meia Maratona do Sol, que acontece no dia 12 de novembro.

Atender a uma demanda de milhares de atletas é sempre um desafio. Para isso, a HC Sports e a Fábrica de Esportes, empresas responsáveis pela organização da prova, estão empenhadas em oferecer o melhor serviço e uma série benefícios aos competidores, com a intenção de garantir um melhor rendimento de todos aqueles que disputarão a maior corrida de rua da cidade. Elaborado de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o evento também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA, e tem o intuito de oferecer a melhor experiência para o atleta, colocando Natal no roteiro das melhores provas de corrida do Brasil.

A prova repetirá o mesmo percurso dos anos anteriores, o que fará com que o corredor possa comparar seu rendimento de um ano para o outro, mas será ampliada a assistência ao atleta. No dia da corrida, serão oferecidos serviços como hidratação, massagem pós-prova, sistemas de aquecimento e alongamento, além de frutas frescas, uma vez que a nutrição tem um papel fundamental no bom rendimento dos corredores.

Segundo Nivaldo Pereira, organizador da Meia do Sol, o evento também contará com atrações musicais na chegada e no percurso. “Queremos distribuir grupos teatrais, elementos folclóricos da nossa cultura, bandas, tudo pensando em tornar a Meia do Sol um evento com a cara da cidade”, completa Nivaldo. Os artistas locais ou grupos que tenham interesse de participar da Meia do Sol devem procurar a organização da corrida.

Para a equipe organizadora do evento, um dos pontos que merecem atenção é a questão da segurança. Para isso, mais de 400 pessoas trabalham no dia do evento, para que tudo ocorra de acordo com o esperado. O atleta inscrito na Meia do Sol terá seus direitos respeitados e protegidos ao máximo, para que a disputa seja lembrada como uma experiência saudável, desafiadora e segura.

Turismo

O processo de preparação para a Meia do Sol começa muito antes do dia da largada. Não só os atletas, mas os organizadores precisam se programar para oferecer uma infraestrutura capaz de atrair não só os competidores locais, mas também aqueles turistas que costumam incluir em seus roteiros de viagens as provas de corrida que acontecem por todo o Brasil. Prova disso é que até o momento, mais de 600 atletas de 18 estados já estão inscritos na Meia do Sol.

O chamado “maraturista” é um consumidor importante nos dias de hoje, uma vez que se trata de um visitante disposto a viver as cidades de maneira mais completa, além do que é oferecido nos tradicionais cartões postais. Natal está no roteiro das melhores cidades turísticas do Brasil e o desafio que vem sendo conseguido nos últimos anos é colocar a Meia do Sol como uma das provas de corrida de rua mais importantes do país, capaz de colaborar como atração turística da capital potiguar, não só pelo que a Meia do Sol oferece, mas também pelo que a cidade representa no cenário do turismo nacional.

A antecipação com que começa a ser formulada e divulgada a Meia do Sol é fundamental para quem precisa se programar para viajar, caso dos turistas que percorrem o mundo em busca das melhores corridas. Pensando nisso, as inscrições este ano foram abertas com bastante antecedência e já podem ser realizadas no site da Meia do Sol, para que o competidor possa organizar seu roteiro de viagem contemplando a Meia do Sol como destino parte da visitação.

Esta opção é ideal inclusive para os atletas que vêm de outros estados e que não contam com a infraestrutura que as assessorias de corrida locais oferecem no espaço dos estandes aos seus atletas. Até mesmo o local onde a prova é realizada pode estimular os visitantes e atrair mais gente para a cidade do sol. Para quem não é de Natal, é uma experiência gratificante correr pela Via Costeira. O visual é um diferencial importante.

Para este ano, os organizadores esperam atrair ainda mais turistas para a cidade. “A ideia é fazer da Meia do Sol uma experiência completa, por isso trazer atrações musicais, teatro, folclore, para que o turista possa durante a prova conhecer mais um pouco da cultura e costume locais”, explica Nivaldo Pereira.

Pesquisa científica

A Meia do Sol vem ganhado importante destaque no cenário local, conseguindo indiretamente contribuir para que sejam geradas novas oportunidades de empregos e se tornando até mesmo objeto de pesquisa de estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os atletas do percurso de 21k passarão por uma análise, chamada de Avaliação de Práticas de Hidratação em Corredores da Meia Maratona do Sol. O objetivo é avaliar práticas de hidratação antes, durante e após uma competição de Meia Maratona. Na sequência, os alunos vão enviar o resultado para o atleta com estratégias individualizadas para a hidratação, antes, durante e após as competições que este atleta venha a participar. Os resultados deverão ser publicados também em formato de artigo científico.

“Para nós é gratificante esse trabalho que estudantes da UFRN vão realizar na prova, porque mostra que a Meia do Sol está se tornando referência quando o assunto é corrida de rua. Esperamos que os resultados obtidos possam colaborar com a formação desses profissionais da saúde e que os atletas, fonte da pesquisa, possam obter melhores performances a partir do resultado que terão em mãos”, finaliza Nivaldo.

Serviço:

Meia Maratona do Sol
Data: 12 de novembro de 2016
Hora: 16h
Largada: Arena das Dunas
Distâncias: 5km, 10km e 21km
Inscrições abertas até o dia 23 de outubro de 2016
www.meiadosol.com.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas