sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

“O Brasil está liderando o mundo”, diz Bill Clinton

- Publicidade -

Palestra de Bill Clinton em NatalRenata Moura – Repórter

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, ressaltou agora a noite, em palestra realizada em Natal, o crescimento explosivo do Brasil e o aumento da força política do país ao longo dos últimos anos.  “O Brasil está liderando o mundo”, disse. De terno escuro, camisa branca e gravata azul, ele sacou do bolso os óculos de grau e falou, por aproximadamente 40 minutos, sobre educação e temas como conjuntura mundial, Haiti e HIV/AIDS. A palestra, que marcou o início das comemorações pelos 30 anos da Universidade Potiguar (UnP), foi iniciada uma hora e meia após o previsto. Clinton não concedeu entrevista. Respondeu apenas a três perguntas selecionadas, feitas por estudantes.

No discurso, o ex-presidente ressaltou a liderança do Brasil na luta contra o aquecimento global e em frentes como a produção de biocombustíveis. Por outro lado, alertou que quanto mais bem sucedida é a indústria de biocombustíveis, mais se requer cuidados para evitar efeitos colaterais como a possível destruição de florestas. “Se o mundo continuar a aquecer, como está atualmente, coisas ruins vão acontecer. Nos resta saber quão ruim isso essas coisas serão”, comentou.

Por meio da William J. Clinton Foundation, que criou, ele desenvolve ações em prol do combate às mudanças climáticas, do crescimento econômico sustentável na África e na América Latina e ajuda a pessoas com HIV/AIDS a terem acesso a medicamentos necessários ao combate dos efeitos da doença. “O Brasil pagou por medicamentos à população que tem AIDS. Também foi o primeiro país da América Latina com mais de 98% das crianças matriculadas na escola primária”, disse, apontando que pretende buscar fontes de recursos para desenvolver trabalho parecido no Haiti.

Durante a palestra, Bill Clinton também falou sobre a atual conjuntura mundial, destacando problemas como a crise da Grécia, que vem causando problemas a outros países, e sobre a tensão no Oriente Médio, com o programa nuclear iraniano. “Existem muitos desafios nesse novo mundo”, disse.
Bill Clinton discursou para convidados na UnP
Para o ex-presidente, o mundo é desigual e instável. Munido de uma série de estatísticas , ele destacou que metade da população vive hoje com menos de 2 dólares americanos por dia, que 1 bilhão de pesoas vive com menos de 1 dólar por dia e que uma em cada quatro mortes em 2010 será causada por doenças como Aids, tuberculose, malária ou infecções adquiridas pelo consumo de água contaminada.

#maisinformacoes#Co-presidente do Comitê de reconstrução do Haiti, Clinton falou sobre a pobreza em que vive e vivia a população mesmo antes do terremoto que matou milhares de pessoas este ano. “’Antes do terremoto, mais de 2/3 da população desse país vivia com menos de dois dólares por dia e 85% das pessoas não tinham energia elétrica em casa’’, informou à platéria, formada por empresários, convidados e políticos.

Clinton se dirigiu várias vezes a estudantes que participaram, frisando que o mundo oferece mais oportunidades agora do que jamais ofereceu, por causa da explosão do compartilhamento de informações e dos avanços científicos.

A viagem a Natal foi incluída no roteiro que ele traçou para conferir a quantas andam as ações de sua fundação, na América do Sul.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas