sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O caderno do criador

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

A tendência da moda que valoriza tradições culturais é a conquista de mercado. Em um cenário cada vez mais globalizado, são as conexões entre aspectos da identidade de um povo e conceitos universais que fazem a diferença, chamam atenção e se tornam referência. Esse é o caminho que o estilista-top Ronaldo Fraga trilha e faz questão de compartilhar. Em Natal para participar de novo ciclo do projeto Natal Pensando Moda, iniciativa do Sebrae-RN voltada para empresários, consultores, estilistas, designers e estudantes de moda, Fraga apresenta novas possibilidades de se construir um DNA-fashion com personalidade própria.
Ronaldo Fraga lança em Natal seu novo livro Caderno de roupas, memórias e croquis, onde expõe esboços e criações de coleção premiadas inspiradas em nomes como Drummond, Guimarães Rosa, Pina Bausch e o rio São Francisco
Ele aproveita a passagem pelo Rio Grande do Norte para relançar o livro “Ronaldo Fraga: Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”, sucesso editorial cuja primeira tiragem (de 2013) foi esgotada em 45 dias – a noite de autógrafos será quarta (16), às 19h30, na livraria Saraiva do Midway Mall. O estilista também conversou sobre sua participação no programa Desafio Brasil Fashion, patrocinado pelo Sesi e que vai ao ar em novembro, no qual foi técnico orientador da estilista potiguar Jéssica Cerejeira.
“A indústria têxtil no Brasil não tem vocação para o esquema de produção adotado na China, e fazer cópias é – convenhamos – bem anticomercial. A moda brasileira fala através do ‘feito à mão’, e acredito que ela (a moda) faça a ponte entre esses dois setores: artesanato e indústria. Sem essa interação os dois segmentos padecem”, ensina Ronaldo Fraga. Essa é a terceira edição do Natal Pensando Moda que Fraga marca presença.

O estilista lembra que “esses ciclos são importantes para manter o mercado atento e instigado”: “Da vez que tive aqui, antes, para essa agora, a cidade cresceu, foi sede de Copa do Mundo e ganhou um estádio novo (Arena das Dunas); o trânsito ficou mais pesado, os profissionais de moda amadureceram, o país piorou… tudo isso influencia na construção de uma moda com identidade e DNA próprios”, emenda.

Ronaldo lembra que “quem fez o dever de casa”, entre um ciclo e outro do Natal Pensando Moda, “se deu bem”. “Se o RN é um roteiro de turismo desejado, por que não tornar a moda produzida aqui desejada também?”, provoca o estilista.

De acordo com informações do Sebrae-RN, algumas marcas registraram um aumento de até 200% no faturamento e a reedição do projeto foi um pedido dos próprios empresários. “Como o mercado de moda é extremamente competitivo, a inovação deve ser constante, justamente como uma estratégia de se diferenciar no mercado, através de pesquisas, de cursos, na busca por novas informações. O mais interessante é que tudo isso acaba desenvolvendo produtos diferenciados com valor agregado”, explicou Verônica Pontes de Melo, gestora do Sebrae-RN responsável pelo Natal Pensando Moda.

Edição ampliada
Sucesso de vendas quando foi lançado em 2013, o livro “Ronaldo Fraga: Caderno de roupas, memórias e croquis” (Editora Cobogó, 316 páginas, R$ 120) este de volta às prateleiras em edição revista e ampliada.

Além das coleções inspiradas em personagens como Zuzu Angel, Nara Leão, Lupicínio Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Pina Bausch, Athos Bulcão e o Rio São Francisco, a versão atual da obra traz detalhes de quatro coleções recentes que tiveram como temas o pintor Cândido Portinari, o Sertão brasileiro, o futebol e o livro “Ô fim do cem, fim”, do autor mineiro Paulo Marques de Oliveira.

“O caderno de desenho é para mim o ponto de partida para toda a coleção. Ele funciona como um diário, por meses é o meu companheiro mais íntimo. Até pouco tempo atrás eu não tinha dado importância a este registro, mas passei a ser cobrado pelo meio acadêmico de moda e design a expor esses registros gráficos que em muito revelam o meu pensamento crítico e criativo. Neles exercito a desconstrução do croqui a cada coleção”, explica o estilista.

Ao lado dos desenhos, que vêm com pequenas anotações sobre as coleções, textos sobre o estilista e sua obra assinados pela consultora de moda Costanza Pascolato, pela jornalista Regina Guerreiro e pela pesquisadora Cristiane Mesquita completam o conteúdo. “O livro traz uma compilação do que eu digo e penso quando estou planejando uma nova coleção. Fala da minha metodologia, dos processos e pesquisas”.  Fraga adiantou que o projeto gráfico desta segunda edição está diferente, detalhe que confere a tiragem inicial uma aura de objeto de arte.

Contando histórias
Um dos três ‘coaches’ (técnicos) do programa Desafio Brasil Fashion, ao lado dos igualmente tops Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura, Ronaldo Fraga orientou o trabalho da estilista potiguar Jéssica Cerejeira, 20. Esta será a segunda temporada do reality show que reuniu nove jovens estilistas de várias partes do país. O programa vai ao ar em novembro nos canais Band Discovery e Arte 1, e Jéssica criou uma mini-coleção com três looks inspirados na Natal dos Anos 1940 – época da 2ª Guerra Mundial, da forte influência norte-americana nesta esquina continental e do visual kitsch dos cabarés da Ribeira.

“A coleção da Jéssica foi uma das mais elogiadas entre as nove apresentadas, trabalho que ganhou potência ainda na criação do conceito. Quando ela me mostrou a ideia, disse para descer pra Ribeira e contar as histórias maravilhosas que pouca gente conhece sobre esse período da 2ª Guerra. ‘Habite-me’ (nome da coleção da potiguar) despertou paixão e é isso que temos que fazer com a moda: despertar paixões”.

Serviço
Lançamento do livro “Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e croquis”, de Ronaldo Fraga.
Quarta-feira (16), a partir das 19h30, na livraria Saraiva do Midway Mall.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas