sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O caminho do inverno

- Publicidade -

Woden Madruga
[email protected]

A informação da Emparn de que as chuvas que caem no Rio Grande do Norte derna de janeiro “estão acima da média” só caiu na minha bacia das almas na boca da noite da quinta-feira, quando eu estava na fila dos autógrafos no lançamento do livro de Ivan Maciel, “Machado que eu li”, que acontecia na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.  Não deu para noticiar na coluna de ontem, mas foi a manchete da primeira página da TN: “Inverno este ano, no RN, já é 22% acima da média”.  Estou torcendo que chegue a 50% (ou mais), até porque a chamada estação de chuva pelos nossos sertões, principalmente no Oeste e no Seridó, começando em janeiro vai até final de maio. Aqui no Agreste, chega a junho. Isso em ano inverno normal como pinta este 2018. Vamos ter muita chuva ainda,sim.

Na festa do lançamento do livro de Ivan a chuva que alegra a alma do nordestino foi mote de algumas rodas até porque nelas havia também leitor “matuto” que não desgruda do seu chão. Pena que o doutor Paulo Balá não tenha podido estar presente. Aí o papo sobre o inverno entraria pela madrugada de Petrópolis, ancorado em algum barzinho daquelas quadras.  Mas o inverno foi bem abordado na noite literária do casarão da rua Mipibu, rua que precisa de mais cuidado do pessoal da Urbana.  O lixo se acumula pelo canteiro central, entulhos de construção, restos de tudo.  Na fila dos autógrafos ouvi reclamações. Logo na rua da Academia de Letras!

Transcrevo trechos do que está escrito no comunicado da Emparn, fazendo coro com a matéria publicada na TN:

– Boa notícia para o Estado: tem chovido acima do esperado no Rio Grande do Norte (de 1º de janeiro de 2018 até ontem, 18). O levantamento revelou que o acumulado ficou 22,3% acima da média, apesar do veranico prologando de março.

– O estudo confirma as previsões dos meteorologistas do Nordeste e de várias instituições e órgãos nacionais: as chuvas estão acima da média em várias regiões do Rio Grande do Norte e do Nordeste, principalmente no semiárido.

– Até o dia de ontem (18), o mês de abril vem apresentando um comportamento altamente favorável principalmente no sertão nordestino. No Rio Grande do Norte não tem sido diferente. O acumulado do Estado chega a 486,8 milímetros, para um histórico do clima de 398 mm, o que representa 22,3% acima da média. ”

Além da chuva no sertão, enquanto o doutor Ivan ia autografando o seu livro sobre Machado de Assis, falava-se também sobre política até porque na fila dos autógrafos estavam os senadores Garibaldi Alves Filho e Fátima Bezerra e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, candidato a governador. Foram os únicos políticos do Estado presentes. Da Assembleia Legislativa, nenhum deputado. Da Câmara de Vereadores de Natal, também não.

É bom lembrar que Machado de Assis, além de grande romancista e grande contista, foi cronista político atuando em vários jornais e revistas do Rio de Janeiro. Muitas de suas crônicas, escritas entre os anos de 1860 a 1890, estão atualíssimas. Como se Machado, o repórter político, estivesse andando por Brasília.

Política
E por falar em política, vale a penar ler esta nota que li na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

– A emergência de candidatos como Marina Silva e Joaquim Barbosa talvez encontre uma explicação neste recém lançado livro “Crise e reinvenção da política no Brasil”, de Fernando Henrique. É quando o ex-presidente diz em depoimento a Miguel Darcy de Oliveira e Sérgio Fausto que “Os partidos estão em frangalhos, mas a sociedade está em movimento. Novos a atores (mulheres, negros, gays, idosos) estão ampliando as liberdades e conquistando direitos. Ou seja, a democracia está sendo reinventada de fora para dentro e de baixo para cima (da sociedade para o Estado, dos atores para as instituições) ”.

– Faz sentido. ”

Hélio Santiago
Hoje, ás 18h30, na Igreja de Santa Terezinha, no Tirol, será celebrada a missa de sétimo dia do falecimento de Hélio Santiago, corrido domingo passado, 15, aqui em Natal. Tinha 92 anos.

Bacharel em Direito, atuou no Ministério Público e exerceu outras funções no Serviço Público, incluindo o de Delegado do Ipase no Rio Grande do Norte. Foi o Chefe da Casa Civil no Governo Tarcísio Maia.

Hélio Santiago, um cidadão íntegro, cordial, solidário, discreto. Um homem de bem.

Chuva
Continua chovendo na região Oeste do Estado. Diminuíram um pouco a força, nas continuam molhadeiras. Pelo boletim da Emparn, de quinta-feira para o amanhecer de ontem, as melhores chuvas na região foram em Água Nova, 24 milímetros, Dr. Severiano, 21, Riacho da Cruz, 18, Francisco Dantas, 15, Viçosa, 14, Rafael Godeiro, 12.

No Seridó, neblinas. Em Jardim de Angicos, no Sertão do Cabugi, 19.

Na Paraíba continua chovendo no Sertão, Oeste do Estado, e também em alguns municípios do Brejo. No Ceará, a maior chuva de ontem foi em Jucás, na região do Cariri, 54 milímetros.

Exposição
A Exposição Agropecuária do Potengi, aberta quinta-feira na cidade de São Paulo do Potengi, vai até amanhã, domingo. Além de criadores da região, participam também expositores de outras partes do Estado.

Memórias
A jornalista Paula Frassinete está escrevendo sua autobiografia que será publicado ainda este ano. Revela coisas dos bastidores da sociedade potiguar, juntando os tempos em que a colega assinava sua coluna que começou nos anos de 1960 nas páginas desta TN.

Coisas da política, daqui e de Brasília (onde ela trabalhou), também fazem parte das suas memórias.  O tempo que viveu no Rio de Janeiro (Governo Leonel Brizola) completa o roteiro. Paulinha diz que “vivenciou ‘causos’ de arrepiar estátuas de pedra…”

Espero que conte, também, histórias do “Brisa del Mare”, o bar que ela tinha no Passo da Pátria sobre ás aguas do Potengi.  Marcou época.

Livro
Amanhã, no Parque das Dunas (Escolinha de Artes), a partir das 8h30, haverá o lançamento do livro infantil “A Vida Colorida de Vitória”, da romancista Tereza Custódio

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas