sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O canto e a viola do menestrel Yrahn Barreto

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

O músico potiguar Yrahn Barreto reuniu letras de vários compositores do estado para, no estilo voz e violão, construir um álbum ao mesmo tempo intimista e intenso. Intitulado “Ao Gosto dos Anjos”, o trabalho foi disponibilizado na internet em 2015, mas apenas neste ano ganhou o formato físico em CD, com lançamento em agosto. Nesta quinta-feira (29), às 20h, Yrahn Barreto faz a segunda edição de lançamento do disco com show no Teatro de Cultura Popular (TCP).
"Estive com Lenine em Pipa e ele me contou várias histórias do Mirabô. Os dois moraram juntos. É um artista que precisa ser mais lembrado”, disse Yrahn Barreto
Segundo álbum da carreira solo de Yrahn Barreto, “Ao Gosto dos Anjos” dá voz e acordes pessoais a letras de Jubileu Filho, Romildo Soares, Antônio Ronaldo, Cadu Araújo, dentre outros. Apenas uma das músicas é composição do próprio Yrahn, com arranjos de Jubileu Filho. Mais conhecido pelo seu trabalho como instrumentista, o disco reforça seu talento vocal. A apresentação focará basicamente nessas músicas novas. “Apesar de sozinho no palco, vou estar muito bem acompanhado das composições desses grandes letristas que gosto muito”, afirma.

Tartarugas e novo parceiro
Para esse show Yrahn vai homenagear outro grande cantor e compositor potiguar. Mirabô Dantas subirá ao palco para fazer uma participação especial. “Mirabô vai fazer 70 anos no ano que vem. É um nome importante da música potiguar. Tenho me aproximado dele. Faz tempo que não se apresenta. Queria botar ele no palco para dar um start. A ideia é fazer uma homenagem no ano que vem”, diz Yrahn. “Estive com Lenine em Pipa e ele me contou várias histórias do Mirabô. Os dois moraram juntos. É um artista que precisa ser mais lembrado”.

Yrahn, Lenine e outros nomes da música como Xangai, Saulo e Ricardo Chaves fazem parte do time de artistas parceiros do projeto Tamar de preservação das tartarugas.

Em seu show desta quinta-feira, ele apresentará a música “Olho d’água”, criada especialmente para o projeto. A canção vai sair no CD e DVD “Cantando para salvar as tartarugas”, do Tamar.

Nascido em Natal, foi no município de Ceará-Mirim que o músico foi criado. Foi lá inclusive que ele ganhou seu primeiro violão, aos nove anos de idade. “O violão chegou como um brinquedo pra mim. Era ele ou uma bicicleta. Quis o violão”, conta. Com 12 anos começou a tocar profissionalmente em bandas baile. Aos 16 já estava acompanhando nomes nacionais em shows em Natal, como Tânia Alves, Moacir Franco, Bartô Galeno. “Esse artistas vinham se apresentar em Natal sozinhos. Quando chegavam aqui eu e outros instrumentistas formávamos a banda de acompanhamento”.

Em sua carreira, o músico também se apresentou com os potiguares Pedro Mendes, Valéria Oliveira e Romildo Soares. “Funk, rock, brega, tudo isso eu já toquei. Essas experiências serviram como alicerce para a música que faço hoje. Quando me perguntam qual o meu estilo, digo que a minha preocupação é em fazer música”.

Além do trabalho solo autoral, Yrahn Barreto tem se apresentado com frequência na noite natalense em shows que toca vários artistas. Em abril deste ano, o artista fez um tributo ao maldito da MPB Sergio Sampaio. O filho do compositor, João Sampaio, chegou a gravar um depoimento convidando as pessoas para curtir a homenagem. “Pra mim, Sérgio Sampaio é um gênio da música brasileira”, afirma Barreto.

Yrahn está se programando para levar seu show autoral para fora do RN. Ele já tem algumas datas fechadas e em breve deve sair em turnê pelo Nordeste. Para o fim do ano, deve sair o DVD de “Ao Gosto dos Anjos”, gravado no primeiro show de lançamento do disco, em agosto, também no TCP.

O que:
O músico Yrahn Barreto faz show especial do seu disco “Ao Gosto dos Anjos”, no Teatro de Cultura Popular. O repertório traz letras de compositores potiguares, apresentadas no formato voz e violão. O show também contará com a participação especial do cantor e compositor potiguar Mirabô Dantas, que subirá ao palco para se apresentar ao lado de Yrahn Barreto.

Serviço
Show “Ao Gosto dos Anjos”, de Yrahn Barreto
Dia 29, às 20h
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, Petrópolis)
Ingressos: R$ 10

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas