terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

O cartola e a política

- Publicidade -

Pelo menos em termos de Rio Grande do Norte, não tem sido comum a mistura de futebol e política partidária. Em outras palavras: o futebol nunca foi o fraco dos nossos principais líderes políticos. Tanto é que, tendo iniciado suas atividades futebolísticas desde o distante 1919, com ABC, América e Alecrim fundados quatro anos antes, somente em 1954 é que um cartola veio tirar proveito da sua condição de presidente do ABC FC. Foi o engenheiro João Galvão de Medeiros, na época diretor da Estrada de Ferro Sampaio Correa, hoje Rede Ferroviária Federal. Galvão conseguiu eleger-se deputado federal com excelente votação (para a época)  ou seja  14.910 votos, seguido pelo então líder da região canavieira do Estado, Eider  Varela. Quando foi eleito e reeleito deputado estadual, José de Vasconcelos Rocha não era ainda presidente do América.  

O cartola (2)

Outros dois abecedistas  souberam tirar proveito da popularidade junto à “Frasqueira”: Aluízio Bezerra, eleito deputado federal (falecido,  irmão de Fernando Bezerra, foi presidente do ABC), e Ruy  Barbosa da Costa, eleito deputado estadual com expressiva votação. Ruy tenta outra vez este ano. O ABC ainda teria um presidente eleito para a Assembléia Legislativa: foi o advogado, hoje secretário titular da Sejuc, Leonardo Arruda, mas preferiu ficar de fora desta vez.

O cartola (3)

Se o ABC tem “feito” a eleição de alguns políticos, o América somente agora tem um presidente seu candidato à deputação estadual. Trata-se de Gustavo de Carvalho, pela primeira vez tentando chegar à Assembléia Legislativa. Carvalho é do PSB. Na última legislatura, o Corinthians de Caicó ajudou a eleger Álvaro Dias deputado federal, sendo o segundo mais votado do RN com 135.190 votos, perdendo apenas para Fátima Bezerra, com mais de 150 mil.

O cartola (4)

Quando foi eleito presidente da FNF, Alexandre Cavalcanti mantinha a intenção de candidatar-se  a um novo mandato na AL, mas acabou cedendo a vez a seu irmão – também muito ligado ao futebol, Poty Júnior, que tenta pela primeira vez um cargo de disputa proporcional (deputado estadual). O segundo centro futebolístico do Estado, Mossoró, desta vez não tem nenhum grande cartola na disputa eleitoral. Quem podia ser  ligado – médico Leonardo da Vince Nogueira  (marido de Fafá Rosado, filho do ex-presidente da Liga, Leonardo Nogueira), tem pouca ligação com o futebol.

Maré baixa

Pra quem torce pelo Fluminense, não é fácil engolir o Tricolor em pleno Maracanã empatar com um clube chamado Gimnasia y Esgrima, uma espécie  de Portuguesa Santista dos argentinos. Pior: já nos acréscimos.

Nem sempre …

O filho de Zico, Thiago Coimbra desmentiu velho adágio que diz “filho de peixe, peixinho é”. O garoto foi testado várias vezes no Fla, mas não tem mesmo nenhum cacoete do pai. Acaba de ser dispensado pelo clube.

Edson Guerreiro

Alô, amigo Edson. Recebi seu e-mail e, mesmo sem dispor da ficha técnica dos jogos, na primeira folga que tiver farei a pesquisa nos jornais da época. Aguarde.

Os afagos

Essa  é curiosa e inédita: o atacante Edmundo está sugerindo aos dirigentes do Palmeiras/SP que o clube deve oferecer um tratamento mais vip para os árbitros, quando forem apitar no Parque Antárctica. Para o jogador, um vestiário condigno, geladeira com frutas e refrigerantes para um lanche após a partida, e outros agrados vão evitar que o árbitro possa ter algum “ranço” do clube.

Afagos (2)

A inusitada sugestão de Edmundo foi recebida com agrado por alguns árbitros, e rebatida de outra parte. O ex-árbitro José de Assis Aragão, afirma que um tratamento condigno do clube mandante é obrigação, até como delicadeza. O receio dos árbitros é de que a coisa pareça mais uma tentativa de colher  frutos. Vale lembrar que o Palmeiras é um dos clubes de  SP que têm mais atritos com a arbitragem.

Broncas 

Alguns clubes que disputam o Brasileiro estão na “lista negra” da CBF devido a atraso no pagamento de arbitragens. Um desses é o Gama, que estava até anteontem com  seis pagamentos pendurados. O Flamengo era outro, porém acaba de liquidar sua dívida.  O América/RN é um dos que têm a ficha limpa na Cobraf.

Regata 

Em meio ao reboliço motivado pelo processo eleitoral deste domingo em todo o país, tem a  regata Fernando de Noronha/Natal, com largada ontem e a chegada hoje no Iate Clube de Natal.  Essa competição está festejando o 15º. ano de disputa.

Humor 

E tem a do candidato do interior, ao abrir seu discurso soltou esta pérola: “Meus amigos, esta é a primeira vez que eu trepo num palanque com minha mulher!” 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas