quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

O céu é o limite para Oriano

- Publicidade -

Por Tádzio Yuri – repórter

Vida e obra do pianista e musicólogo Oriano de Almeida voltam aos olhos e ouvidos do público com o lançamento de “O céu era o limite” (Editora da UFRN), biografia póstuma por Cláudio Galvão, que será lançada hoje, às 19h, no Palácio “Potengi” da Cultura. Na ocasião, será exibido um vídeo com cenas de apresentações e histórias do músico. O livro também acompanha um CD encartado com Oriano fazendo aquilo que melhor sabia: música.

Oriano de Almeida em apresentação no Teatro Alberto MaranhãoOriano de Almeida, falecido em 2004, foi um músico de importância reconhecida em todo Brasil. Por esse motivo, o historiador Cláudio Galvão sentiu a necessidade de escrever a biografia. “Conheci Oriano pessoalmente, e acho que o trabalho realizado por ele merecia um registro para não ser nunca esquecido. O livro ainda é a melhor forma de conservar a história”, explica. Segundo ele, boa parte do livro estava pronto desde 2001. Uma série de dificuldade havia impedido a publicação até então.

Parte do material biográfico foi obtido junto ao próprio Oriano, ainda em vida. Além das palavras, ele cedeu ao autor álbuns e recortes de todos os recitais e concertos dos quais participou. Cláudio também coletou depoimentos de familiares e amigos do músico. Segundo o historiador, Oriano viveu seu auge como pianista entre os anos 70 e 80; depois, por uma série de fatores – incluindo, de saúde – sua carreira foi declinando, até entrar em ostracismo. “A nova geração simplesmente não conhece Oriano. É fácil esquecer nos dias de hoje, mas o livro está aí para lembrar a obra desse artista”, ressalta.

Pianista clássico, Oriano de Almeida nasceu em Belém, Pará, era filho de pai natalense e mãe paraense. Passou a residir em Natal em 1930, quando iniciou seus estudos de piano. Menino prodígio, ele deu seu primeiro recital em Recife no ano de 1934 e em Natal em 1936, aos 14 anos. No sul do país, foi aluno de importantes professores e iniciou sua carreira profissional como pianista. Realizou recitais em quase todos os estados do Brasil. Apresentou-se nos Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Polônia, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Oriano de Almeida era tido como um dos maiores intérpretes de Chopin. Autor do movimento de renovação conhecido como “Grupo Música Viva”, o musicólogo empreendeu, na Rádio MEC, um trabalho de divulgação de música clássica,  obtendo reconhecimento popular, tornando-se o primeiro pianista brasileiro a adquirir status de estrela da televisão ao responder no programa “O Céu é o Limite”, da TV Tupi, sobre Chopin. Em Natal, realizou inúmeras apresentações entre 1938 e 1987. Adotou a prática dos recitais-aula, onde explicava o que tocava e falava sobre os autores e estilos musicais.

Serviço:

O Céu era o Limite – Uma Biografia de Oriano de Almeida. Lançamento hoje, às 19, no Palácio da Cultura, Centro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas