Viver
O ciclo artístico do Natal em Natal
Publicado: 00:00:00 - 06/11/2014 Atualizado: 20:50:22 - 05/11/2014
Música, teatro, dança, literatura, artesanato e gastronomia estão entre as opções do conjunto de eventos e atividades culturais que ilustram os festejos do Natal em Natal. A programação completa, que se estende até o mês de janeiro, foi anunciada ontem de manhã pelo prefeito Carlos Eduardo. “Nunca se investiu tanto em cultura nessa cidade como agora”, disse o chefe do executivo. Ele esteve acompanhado por auxiliares das várias secretarias envolvidas, sobretudo da recém-criada Secretaria Municipal de Cultura, pasta responsável pela formatação da parte artística.
Público assistiu ao clipe com artistas potiguares no lançamento do Natal em Natal
Destaque para as encenações de quatro montagens teatrais inéditas contempladas pelo edital Natal em Cena, e exibição de curtas realizados com recursos do edital Cine Natal. No campo musical foram confirmados shows com Monobloco, Zeca Baleiro e Paralamas do Sucesso, que se apresentam na Arena das Dunas respectivamente nos dias 12, 13 e 19 de dezembro; Zé Ramalho (14) e Fagner (20) cantam no Ginásio Nélio Dias, zona Norte; e Tom Zé (25) em Mirassol.

“Estamos promovendo uma política cultural de vanguarda, consistente e que dá voz aos entes principais desse processo que são os artistas”, comentou Dácio Galvão, titular da Secult e presidente da Funcarte, que cita como ponto alto a valorização do artista e da produção local. Para a atriz Quitéria Lucena, diretora do (ainda fechado) Teatro Municipal Sandoval Wanderley, “o Natal em Natal encerra um ciclo desenvolvido ao longo do ano e colhe resultados obtidos a partir do advento dos editais”, disse na ocasião. Toda a programação é gratuita, e a partir de hoje – até sábado (8) – o movimento fica por conta do Festival Literário de Natal que este ano vai valorizar  a prata da casa e incluir nomes consagrados do cenário lítero-musical como Arnaldo Antunes, Ronaldo Correia de Brito, Eucanaã Ferraz, Mário Magalhães e Jorge Mautner (confira o encarte Letras e Ideias sobre o FLIN encartado nesta edição da TRIBUNA.

“Este ano ampliamos as parcerias e incluímos na programação do Natal em Natal o Prêmio Hangar, a Virada Cultural, o Festival MPBeco e três festivais gastronômicos”, enumerou o artista plástico Flávio Freitas, diretor do Departamento de Artes Integradas da Funcarte.  Ele ainda lembrou que as ativações do Espaço Cultura Ruy Pereira, na Cidade Alta,  serão divulgadas nos próximos dias.

Sobre o Natal em Cena, que levará teatro para três pólos da cidade, Fernando Yamamoto, diretor de Programas, Projetos e Eventos da Funcarte, antecipou que “para não comprometer o aporte financeiro” aos quatro grupos teatrais contemplados no edital, “a Prefeitura precisou  enxugar de doze para nove apresentações”. “Este ano ampliamos o alcance do edital. Dobrarmos o número de grupos selecionados e chegamos a zona Oeste”.

O Natal em Natal conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Moinho Dias Branco, Arena das Dunas, Grupo Guararapes, Cosern, Banco do Brasil, Café Santa Clara e Oi.

Natal em Natal
Programação

Novembro
6 a 8 – Festival Literário de Natal (FLIN), na Ribeira
10 a 16 – Ações no Memorial de Natal, Parque da Cidade (Candelária)
21 – Festa da Padroeira, Catedral Metropolitana
27 a 29 – Festival Cine Natal, no Mercado de Petrópolis (Presença de Rosemberg Cariry e homenagem ao cineasta e músico Sérgio Ricardo).
10 a 16 – Encontro de Corais, no Cemure (Cidade da Esperança)
15, 22 e 29 – Festival Gastronômico “Prato do Mundo”, Centro Histórico
17 a 30 – Territórios Urbanos Ampliados (até 18 de dezembro)
25 a 27 – Jesus In Concert (evento), na Praça da Árvore em Mirassol
até dia 28 – Salão de Artes Visuais, na galeria da Funcarte
até dia 29 – Espaço Cultura Ruy Pereira (ativações culturais), Cidade Alta
28 a 30 – Festival “Encontro do Mar com o Sertão”, na Praça Pedro Velho

Dezembro
4 a 28 – Natal em Cena (teatro), em Mirassol, Cidade da Esperança e Ginásio Nélio Dias
10 a 14, 19 e 20 – Festival Gastronômico de Natal “De Frente para o Mar e o que vem do Mar”, Praça Pedro Velho (Petrópolis)
12 e 13 - “Lago do Cisne” (dança), na Zona Norte
12 a 25 – Natal Festival de Música: Monobloco (12/Arena das Dunas), Zeca Baleiro (13/Arena), Zé Ramalho (14/Nélio Dias), Paralamas do Sucesso (19/Arena), Fagner (20/Nélio Dias) e Tom Zé (25/Mirassol).
20 e 21 – Virada Cultural, na Ribeira
31 – Réveillon: festa em Ponta Negra, Centro Histórico e Praia do Forte

Janeiro
1 a 6 – Festa de Santos Reis, no bairro de Santos Reis
17, 24 e 31 – MPBeco, na Praça
7 de Setembro

Leia também