quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

O debate na roda

- Publicidade -

O debate da Band continua no centro de todas as convesas e 48 horas depois ainda permanece nas capas dos principais jornais do país e mote de seus editoriais. E no mesmo tom está nas colunas mais lidas de nossa imprensa. Cito, para começo de papo, dois “monstros sagrados” do nosso jornalismo: o Carlos Heitor Cony, da Follha, e Arnaldo Jabor, de O Globo. Os editoriais da Folha, de O Globo e do Estado de S. Paulo também prefiriram abordar o debate de domingo entre Alckmin e Lula. O Globo  dedica ainda  cinco páginas  de sua editoria política, inclusive uma matéria reunindo opiniões de cientistas políticos, entre eles o potiguar Gaudêncio Torquato, professor da USP e articulista do Estadão. Todos são de opinião de que o Alckmim se saiu melhor no debate. Mesmo assim Marcos Coimbra, diretor da Vox Populi, acha que o cenário eleitoral não sofrerá mudanças. “A não ser que surja um fato excepcional”, disse.

O editorial do Estado de S. Paulo, tem mais ou menos a mesma opinião, acha que Alckmim foi bem melhor no debate, mas  admite que é “prematuro prever que o ex-governador tomará votos do presidente, ou, muito menos, vice-versa”. Mas aí  o grande jornal  se lembra da existência do contigente de eleitores indecisos e arremata:

– Mas algo há de ter movido no universo dos indecisos, bem como entre os eleitores de Heloísa Helena e Cristovam Buarque. Logo se saberá.

O Estado de S. Paulo é contundente na sua crítica ao presidente Lula:

– Três anos e nove meses de governo  Lula foram mais que suficientes para não deixar dúvidas sobre o seu escasso preparo para conduzir um país como o Brasil. Maquiavel diria que ele deve antes à Fortuna das circunstâncias do que à Virtu pessoal o que tiver a contabilizar como êxitos de sua gestão. As limitações do presidente eram ainda mais acentuadas pelo contraste com os atributos do candidato – a palavra fácil e a aptidão para projetar uma imagem de autenticidade. Daí a grande surpresa no debate de domingo: pela primeira vez desde o seu desastroso desempenho no confronto com Fernando Collor em 1989, Lula se mostrou despreparado para um duelo político em público.”

Propaganda eleitoral

A Justiça Eleitoral sopra no apito autorizando nova rodada do programa eleitoral a partir de amanhã. É a propaganda do segundo turno para presidente e governador. Na campanha presidencial certamente a novidade será a inclusão de partes do debate da Band. Os marqueteiros de Alckmin não pensam noutra coisa. Os de Lula, também.

Por estas bandas das terras de Poti mais bela deve ter novidades na propaganda de Garibaldi. Até porque houve mudanças no seu marquetingue. Até o slogan mudou. Agora é  “Sou mais Garibaldi”.

Manchete

Manchete do jornal O Estado de Minas, de ontem: “Debate põe fogo na campanha”.

Ibope gaúcho

Segundo o Ibope, em pesquisa divulgada ante-ontem, a candidata Yeda Crusius, do PSDB, lidera disputa para governador do Rio Grande do Sul com mais de 30 pontos de vantagem. Ela está com 63% das intenções de votos, enquanto o candidato do PT, Olívio Dutra, tem 32%.

Adesão de Jácome

Adesão do vice-governador Antônio Jácome à candidatura de Garibaldi Filho é o fato político mais importante deste segundo turno  com ampla repercussão em todo o Estado. Ao mesmo tempo que provoca um desconforto bastante acentuado nos quadros do wilmismo. Um desfalque sério. O pastor e médico Antônio Jácome aliou-se a Wilma de Faria desde a campanha que a elegeu governadora e ele vice, lá se vão coisa de quatro anos.

Vereador de Natal, deputado estadual, vice-governador do Estado, deputado eleito – voltando à Assembléia Legislativa  – , o médico Antônio Jácome tambem exerce uma liderança sólida na comunidade evangélica do Rio Grande do Norte.

Na eleição de 1ºde outubro, Antônio Jácome teve pouco mais de 40 mil votos em todo o Rio Grande do Norte. Foi o 9º deputado mais votado. Somente em Natal ele teve 15 mil e 110 votos. Foi o 5º  mais votado na capital.

A adesão de Jácome a Garibaldi será formalizada às 10 horas de hoje  no Átrius Recepções, da Candelária, na presença das principais lideranças da coligação Vontade Popular.

Festa do Boi

A Festa do Boi, que começa sábado, em Parnamirim, vai reunir no concurso leiteiro o maior contigente de vacas das raças Guzerá e Sindi mostrado em qualquer outra exposição brasileira, incluindo aí a Exposição de Uberaba, a maior do país. Um total e 40 matrizes. Sendo 24 da raça Guzerá e 16 da raça Sindi.

Mais de 5 mil animais serão expostos no Parque Aristófanes Fernandes: nos galpões, nas baias e nos currais. São bovinos, caprinos, ovinos, equinos e muares.

Garibaldi

A coligação Vontade Popular faz movimentação em Natal, hoje à tarde, realizando uma caminhada pelo bairro de Morro Branco,  a partir das 14 horas. No começo da noite Garibaldi estará em Caraúbas, nos caminhos do Oeste. De lá irá no rumo de Apodi onde realiza um comício às 21 horas.

Sabedoria de Caymmi

Deu na coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo (Ilustrada):

– Aos 92 anos, Dorival Caymmi assistiu ao debate dos presidenciáveis na TV com a família em casa, no Rio. Pedia silêncio e não fazia comentários durante o programa. Ao fim, levantou-se da poltrona e disse, saindo da sala: “Não vejo caminhos para a solução do problema”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas