sexta-feira, 3 de maio, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 3 de maio, 2024

O desnível entre as séries “A” e “B”

- Publicidade -

Pelo indiscutível desequilíbrio financeiro entre os clubes das séries “A’ e “B” do Campeonato Brasileiro, o lógico é esperar um  melhor desempenho das equipes do chamado grupo de elite, do que dos participantes da série “B”. Enquanto na “A” alguns clubes podem pagar salários altíssimos a seus melhores valores, como são os casos de Fred, Deco, Washington e Conca no Fluminense (atual líder), Rogério Ceni e Fernandão no São Paulo, Marcos e Valdívia no Palmeiras,  Guinazu,  Nylmar, Edu Dracena e Paulo Henrique Ganço no Santos. D’Alessandro no Inter, e Ronaldo “Fenômeno” e Roberto Carlos, no Corinthians. Um simples exemplo mostra o absurdo da disparidade: o atacante Fred ganha no Flu, o que o América investe na folha do seu elenco, para não citar o salário absurdo do corinthiano Ronaldo. O que este fatura em um mês, Icasa, ASA e Duque de Caxias, juntos, devem gastar em toda a temporada.

O desnível (2)

Diante de diferenças tão absurdas – como a de um único jogador – Fred, no caso, mesmo não tendo mais vaga na Seleção, ter salário que equivale à folha mensal de alguns clubes da série “B”, a simples manutenção de um clube nessa categoria, por dois ou mais anos seguidos, já se constitui  uma façanha. A maioria dos clubes da “A” recebe gordas cotas do Clube dos 13.

Primo rico

No futebol brasileiro, ser clube de massa goza de muitos privilégios. Basta entrar no site   www.chancedegol.com.br. Os quatro clubes hospedados no G-4 cá de baixo correm risco de queda para a “B” com os seguintes percentuais: Atlético Mineiro 54%, Atlt. Goianiense 58%, Grêmio Prudente 73% e Goiás 98%. O Flamengo, a três pontos do grupo do rebaixamento (com 22 pontos) seu risco de queda é de apenas 4.2%.

Primo rico (2)

Ora, ninguém discute que se trata de um clube de massa como poucos no mundo, multicampeão, mas uma derrota do Flamengo tem o mesmo peso de uma do Grêmio Prudente ou do Ceará SC. Se continuar como a equipe de pior ataque das séries “A” com apenas 14 gols, o Flamengo pode cair para a “B”. Por que não?

Alienação

Na reunião de quarta do Conselho Deliberativo, o presidente José Maria Figueiredo confirmou o interesse de um grupo de empresas da construção civil, para uma parceria visando o amplo terreno dos fundos da sede social. Ali, seriam construídas lojas que proporcionariam para o América renda mensal nunca inferior a R$ 250 mil.

Alienação (2)

As propostas, agora, deverão ser minuciosamente analisadas por uma comissão de conselheiros a ser nomeada pelo presidente do CD, José de Vasconcelos Rocha. A comissão terá poderes para convocar engenheiros e corretores, com prazo determinado. Futuramente, de posse da opinião desses técnicos, o Conselho voltará a reunir-se.

Palavra do árbitro

A argúcia do companheiro Sérgio Fraimann levou-o a descobrir no site da CBF o relatório do árbitro Gleidson Oliveira, o tal que apitou Brasiliense 1×0 América, na última terça-feira. Segundo está lá na súmula, o jogador Fábio Neves teria ofendido ao árbitro, após marcar o pênalti, com este desabafo: “Seu filho da p…, isto é safadeza! Que p. você viu?”

Palavra (2)

Não discuto se o jogador fez esse desabafo, perfeitamente admissível depois de sentir que todo esforço da equipe foi em vão ao ver que a penalidade não existiu. Fica a palavra do árbitro contra a do jogador, e que os auditores julgarão o atleta com base no que está na súmula. Ao jogador cabe apenas o “juris esperniandi” (o direito de espernear). Como no velho refrão, o pau quebra sempre no mais fraco.

Reunião do Nordestão

Está confirmada para a próxima terça-feira, dia 14, no auditório do Escritório de Advocacia Rocha, na av. Lima e Silva, nova reunião da Liga do Nordeste, a partir das 15h. Há uma certa expectativa em torno desse encontro, diante da insistência do presidente da FPF, de se posicionar contra a disputa do  CN/2011 em pleno Campeonatos Estaduais do Nordeste. Esta vai ser a segunda reunião da Liga, em Natal. 

Reunião (2)

Carlos Alberto de Oliveira é uma cópia xerox de Ricardo Teixeira. Ele está na presidência da Federação Pernambucana desde 1989, ou seja, no mesmo ano em que Ricardão sucedeu a seu ex-sogro, João Havelange. Nessa reunião, os clubes vão tentar chegar a um consenso  para não prejudicar a próxima edição do Nordestão, prevista para ocupar os meses de janeiro a abril.

Moura é o favorito

Se algum repórter esportivo fizer uma enquete junto aos jogadores do América, verá que o preferido da turma é a permanência de Moura efetivado como treinador. Faz sentido: qual diferença entre ele e alguns dos muitos que passaram pelo clube nos últimos três anos? Nenhuma.

Futebol feminino

O município de Carnaubais vai sediar a partir de hoje a 11ª Copa Ágile, reunindo nada menos de 18 equipes nordestinas, das quais seis do RN, que são Parnamirim, Natal (ABC), Angicos, Lages, Touros e Carnaubais, além de times do Maranhão, Paraíba, Ceará e Alagoas. Os jogos se estenderão por todo o dia de hoje, amanhã e domingo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas