quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

O drama da Venezuela

- Publicidade -
Carlos de Souza (interino)

A curiosidade é um passatempo para mim e não existe coisa mais aprazível quando chegamos perto de conhecer algo. Por exemplo, estava lendo sobre a crise na Venezuela e fiquei sabendo que o autoproclamado presidente Juan Guaidó não é tão liberal quanto muitos pensam. Ele é social-democrata, pois faz parte de Internacional Socialista de 1951, que é repudiada pelos marxistas hortodoxos como sendo uma organização “pelega”. Aí eu fui no Google e achei isso:
A Internacional Socialista é uma organização internacional que busca a divulgação e implementação do Socialismo democrático através da união de partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas. Foi fundada em 1951 com a denominação Internacional Operária e Socialista e atualmente possui 160 partidos de mais de 100 países do globo, sendo uma das maiores organizações partidárias em atividade.

O chileno Luis Ayala é o secretário-geral, e o ex-primeiro-ministro grego George Papandreou é o presidente da organização. Entre os vice-presidentes estão o português Carlos César e o brasileiro Carlos Eduardo Vieira da Cunha. Carlos Eduardo Vieira da Cunha (Cachoeira do Sul, 31 de março de 1960) é um político e procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, vice-presidente da Internacional Socialista para a América Latina e Caribe.

Filiado ao PDT desde 1981, já foi vereador, deputado estadual e federal, além de ter sido Secretário de Estado da Educação do Governo José Ivo Sartori, até junho de 2016. Da Assembleia Legislativa gaúcha, Vieira da Cunha foi presidente em 2004, e na Câmara dos Deputados do Brasil, foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional em 2007.

Ou seja, Juan Guaidó tem pouco o nada com a extrema-direita que está sonhando com uma invasão à Venezuela. E não está muito longe de ver este sonho realizado, não. Essa semana o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton foi visto com uma prancheta em que estava anotado “5.000 soldados na Colômbia”. Isso foi o suficiente para levantar suspeitas de que os EUA queiram entrar na Venezuela pela Colômbia. Outro sinal forte é o esfriamento das relações de Putin com Maduro.

Ditadura
Não simpatizo com Nicolás Maduro e sua clara intenção de ser um ditador. Mas uma invasão desse porte será um absurdo derramamento de sangue para o povo venezuelano. O ex-presidente do Uruguai, José Mujica disse que seria melhor que Maduro convocasse novas eleições com supervisão da ONU. Uma voz da sensatez no meio da loucura autoritária que varre o nosso planeta.

Agricultura
O Governo do Estado está anunciando uma nova fase do Programa Nacional de Crédito Fundiário, que oferece condições para que os trabalhadores e trabalhadoras sem terra, ou com pouca terra, possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento.  A nova chamada pública da ANATER contemplará 450 famílias de agricultores familiares dos municípios de Apodi, Caraúbas, Baraúna, Felipe Guerra, Grossos, Mossoró, Paraú, Tibau e Upanema com trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural. O objetivo principal da ação é recuperar a parte produtiva e ambiental dos projetos, considerando a disponibilização e geração de técnicas e práticas sustentáveis de produção, diversificação de produtos e segurança alimentar e nutricional das famílias.
Praça
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou na tarde terça-feira (29), as obras de recuperação da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, Zona Leste da cidade. Com serviço de recuperação da alvenaria e projeto paisagístico, a obra está adiantada e deve ser concluída em até 60 dias. O valor é de R$ 218.934,26, sendo recursos próprios da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Essa praça tem um valor inestimável para a história do Rio Grande do Norte e sua recuperação chega em boa hora. Ali o povo potiguar viu grandes manifestações pela volta da democracia no Brasil. Por ali passaram grandes líderes políticos nacionais.

Facebook 
A rede social Facebook iniciou essa semana um trabalho de remoção de páginas e grupos que espalham notícias falsas, as chamadas fakenews. Esses grupos são geradores de ódio e um sério empecilho para a democracia. Agressões a pessoas que não concordam com eles é o mais comum. São xingamentos e até ameaças de morte. Alguns casos já geraram até linchamentos por causa de boatos falsos. É muito perigoso. Como jornalistas, temos o dever diário de combater essas fakenews, mesmo não sendo muito fácil.

Advogados 

Em entrevista ao site Conjur o presidente da seccional da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Aldo Medeiros comenta a determinação do Tribunal de Contas da União de que a OAB deve prestar contas ao tribunal a partir de 2021 Segundo ele, não vai vigorar. Ainda assim, diz, há mérito na decisão em “despertar a necessidade de maior transparência nas atuais regras de prestação de contas”.

Financiamento 

Diante da monumental ignorância a respeito de financiamentos públicos, o site do BNDES abriu uma página para responder as perguntas mais comuns dos usuários de redes sociais. E responde diretamente, quando é questionado. Por exemplo: “O BNDES não dá dinheiro a países. Nossos desembolsos são aqui, em R$, a empresas do Brasil. Mesmo no financiamento a exportações para outros países, é assim que funciona: a empresa nacional recebe os recursos e o importador assume a dívida”.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas