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O empreendedorismo no Brasil e nos EUA

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Semio Timeni Segundo – Business Coach

Ao tempo que escrevo este artigo, já se passaram 18 meses que moro nos EUA fazendo um curso de MBA em empreendedorismo. Uma experiência fantástica, não só pelos conhecimentos adquiridos ou reforçados, mas também pela vivência na sociedade mais empreendedora do mundo. Contudo, quero desmistificar uma coisa: as ações empreendedoras, aquelas que são fundamentais para o sucesso de um negócio, são as mesmas nos dois países.

E que ações são estas? Conto já. Antes, deixe-me destacar uma diferença, que você pode até achar que não existe: o enfrentamento ao medo do fracasso. Sim, somos um povo conhecido pela coragem, pela persistência e capacidade de adaptação. Mas quando se fala em empreender, enquanto a sociedade americana incentiva o risco, apoiando inclusive com aspectos jurídicos a possibilidade de falha, no Brasil vivemos o inverso. Quem ousa e falha ao empreender parece um bandido, um leviano, um pária na sociedade. Nos EUA é diferente, se valoriza aquele que enfrenta o risco, que busca a criação de empregos, que pode até fracassar, mas tentou. Precisamos rever isto no Brasil.

Mas vamos às ações. Lembrando uma velha citação minha (não existe fórmula para o sucesso, mas existe fórmula para o fracasso – não fazer o que se segue), vou dizer uma outra: ideia é importante, mas não é nada sem a ação! Sua ideia de negócio só tem um sentido: atender uma demanda do mercado. Ou, em outras palavras, ter cliente disposto a fazer negócio com você. E como saber disto? Pesquisando! Quem são os seus clientes, onde estão, quem atende hoje suas necessidades, e por aí vai.

Planeje! Diferente da sociedade americana, que tudo planeja, na média somos muito bons em “Fazejamento”—sair fazendo – e péssimos em planejamento. Estudos mostram que planejar aumenta em 60% as chances de sucesso de uma empresa. Coloque tudo no papel, como as questões financeiras, as necessidades de investimento, criando uma proposta de negócio clara, tanto para você, quanto para seus clientes e colaboradores.

E na hora do planejamento, vale a dica repetida como mantra nos últimos anos: pense grande, comece pequeno e cresça rápido.

Para isto invista em marketing. Como atingir seu público? Como destacar sua marca? Como criar uma identidade, que lhe diferencie neste mercado tão competitivo dos dias de hoje. Pense nas mídias eletrônicas, sem dispensar a tradicional, sempre com foco no seu público. Se você tem uma oficina mecânica, talvez propaganda no rádio atinja mais seu público do que propaganda no Google. Mas se você tem uma empresa de tele-pizza? Enfim, pare e pense!

Fundamental também é você saber que ninguém consegue vencer no mundo dos negócios sozinho. Uma equipe afiada é fundamental. Que tal uma participação na empresa para os funcionários? Algo muito utilizado nos EUA pois é uma maneira de captar talentos ou retê-los, principalmente para uma empresa que está sendo fundada. Prepare-se ainda, como empreendedor, nos aspectos de liderança, pois você pode “pensar grande” e “começar pequeno”, mas sua empresa só irá crescer rápido se você tiver uma equipe a lhe ajudar.

Encerro com uma lição do Papa Francisco, grande líder e empreendedor religioso (sim, existe – e como é importante os empreendedores em todas as religiões!): Tenham coragem! Não tenham medo de sonhar coisas grandes! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

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