terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

O filme queimado de Luc Besson

- Publicidade -

Alex Medeiros

Durante décadas Woody Allen era praticamente o único executivo do cinema a carregar nas costas e no currículo acusações de assédio sexual. Até que em outubro de 2017, quando o poderoso produtor de Hollywood Harvey Weinstein foi acusado de assediar dezenas de atrizes, uma lista começou a crescer.
Cineastas como Oliver Stone, Lars Von Trier, Brett Ratner e James Toback passaram a constar da lista, todos denunciados por mulheres. Logo depois apareceram as acusações contra astros das telas, como Dustin Hoffman, Kevin Spacey, Ben Affleck, Steven Seagal, Charlie Sheen e Jeremy Piven.
Os casos provocaram uma reação em cadeia no universo feminino, principalmente no ambiente do cinema, onde estrelas do porte de Meryl Streep, Ashley Judd, Natalie Portman e Cate Blanchett tomaram a dianteira da indignação e criaram o movimento Time’s Up para denunciar os assédios.
Apesar da repercussão mundial do movimento, com direito a intervenções na festa do Oscar e leitura de um documento assinado por 82 mulheres em Cannes, os casos não pararam de ocorrer, prosseguindo em 2018 com outro diretor/produtor de peso, o francês Luc Besson, denunciado também por assédio e violência.
Besson, que dirigiu sucessos como O Profissional (1994), O Quinto Elemento (1997), Lucy (2014) e Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017), foi acusado por uma atriz de tê-la drogado e depois violentado. O crime teria ocorrido num hotel de Paris, segundo noticiou na época a rede de rádio francesa Europe 1.
A mulher, cuja identidade não foi revelada naquele momento, formalizou a denúncia numa delegacia e disse que a ocorrência teria acontecido horas antes nas dependências do Hotel Bristol, próximo ao Palais de l’Elysée, sede da Presidência da República francesa.
Ela disse no depoimento que conhecia Besson há poucos anos. Sobre o ocorrido, contou que logo após ter tomado uma xícara de chá sentiu-se mal e desmaiou. Ao recobrar os sentidos, afirmou que percebeu sinais de que foi tocada e penetrada sexualmente. O diretor deixara o hotel antes dela.
Ao ser notificado da denúncia, Luc Besson se manifestou por intermédio de um advogado, que declarou que o cliente ficou surpreendido, apesar de reconhecer que encontra a atriz episodicamente, mas jamais drogou nem violentou ninguém. 
O tempo foi passando, e em 2021 o diretor foi convocado aos tribunais, mas para ser tratado como testemunha assistida no processo judicial em que ele era acusado de estuprar a atriz belga, finalmente revelada, Sand Van Roy. Diante do juiz, ela afirmou que foi estuprada por Besson durante dois anos. 
Apesar de acusado em dois processos pela mesma vítima, o diretor teve o direito ao status de testemunha assistida, quando isso indica que um juiz percebe evidência de culpa, mas insuficiente acusar formalmente o suspeito.
Luc Besson está completando neste sábado 64 anos. Ele é o proprietário da Cité du Cinéma, uma mini-Hollywood de 62 mil metros quadrados, inaugurada em 2012 numa velha central elétrica no subúrbio de Paris. Eu até faria um texto específico sobre sua carreira, como forma de marcar seu aniversário, mas não tolero um cara que apenas insinue ataque sexual a uma mulher.
Turismo Há alguns dias, o empresário Ruyzito Gaspar me informou que os meses de janeiro e fevereiro foram de grande movimento no seu hotel Ocean Palace graças aos turistas argentinos. É provável que o caos em Natal os afugente.
Comércio Num grupo de WhatsApp composto por empresários sergipanos, alguém avisou que nenhum caminhão que transporta produtos do Seridó quer vir ao RN, tamanho é o temor pelos assaltos das cargas e dos próprios veículos. 
Cabide O ministro Lewandowski, sozinho, sem jamais ter sido votado por um só cidadão, derrubou o pilar da Lei das Estatais aprovada pelo Congresso Nacional, liberando a nomeação de políticos nas empresas do povo brasileiro.
Repercussão O caos no RN está dominando as manchetes dos jornais, rádios, televisões e sites de alcance nacional. Os maiores portais de notícias, como UOL, G1, Terra e JP News ocupam há dias os seus principais espaços com o terrorismo aqui.
Dinheirama Manchete de capa da edição 132 da revista A Verdade: “CPMI 08/01 O Segredo de R$ 60 Milhões”. E abaixo: “Denúncias apontam que Lula estaria oferecendo emendas para parlamentares que tirassem o nome da CPMI”. 

Orquestra O banco Santander Brasil decidiu patrocinar o espetáculo da única orquestra do mundo formada com 100% de mulheres, reunindo 45 garotas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. O banco também garante a divulgação.
Picardia Na noite heroica do ABC FC, despachando o Vasco em São Januário, um tuiteiro natalense, de perfil “Grafitheiro”, usou de humor fino e gozação grossa para comemorar: “O RN ganhando do RJ no crime e no futebol essa semana”.
Só duelos Um Superdomingo no futebol com Vasco x Flamengo, Barcelona x Real Madrid, Inter x Juventus, Torino Napoli, Lazio x Roma, PSG x Rennes, Bayer Leverkusen x Bayern Munique, Manchester City x West Ham.  
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas