Alex Medeiros
O gênio da mítica capa
Publicado: 00:00:00 - 25/07/2021 Atualizado: 11:41:50 - 24/07/2021
Alex Medeiros
[ alexmedeiros1959@gmail.com ]

A carreira apoteótica dos Beatles catapultou muitos currículos ao longo da década de sessenta, gente cujo talento não ficou ofuscado pelo brilho estelar do quarteto de Liverpool, como George Martin, Pete Best, Brian Epstein e tantos outros satélites. Até o lançamento do sétimo álbum, “Revolver”, em 1966, poucas pessoas fora do Reino Unido conheciam os trabalhos de Peter Blake, um artista plástico que iniciou carreira nos anos 1950 e tornou-se na década seguinte a maior referência da pop art inglesa.

Os trabalhos de Blake dominaram a cena cultural das artes plásticas na efervescente Londres de 1960, mas foi somente em 1967, quando os Beatles o convidaram para montar a capa do novo álbum, que sua arte se tornou mundialmente famosa. É dele a concepção e diagramação da revolucionária capa do disco “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, cujo conteúdo também revolucionou a história do rock ‘n’ roll e fez da obra a mais emblemática de todas as obras com a assinatura dos Fab Four.

Sua colagem surpreendeu o mundo, balançou o underground e fundiu a cuca dos caretas, como diria Caetano sobre Gil (aliás, ambos beberam na fonte de Blake para compor a capa do LP “Tropicália ou Panis et Circencis”, de 1968).

Quando fez 80 anos, Peter Blake resolveu transformar sua mais consagrada criação num presente de aniversário para si mesmo, revisitando a velha capa compondo uma versão inteiramente familiar e britânica.

Trocou John, Paul, George e Ringo pela imagem dele próprio com a esposa (a californiana Jann Haworth, que o ajudou a montar Sgt Pepper´s) e as filhas. E mudou também a frase, para “Peter Blake 80th family, friends & icons”.

No lugar do mosaico de gente, como Bob Dylan, Marilyn Monroe, Tony Curtis, Karl Marx, o Gordo e o Magro e Marlene Dietrich, botou os inglesses Mick Jagger, Hitchcock, Monty Python, Kate Moss, Elton John, Amy Winehouse.

“Eu escolhi pessoas que eu admiro, gente fantástica e algumas delas amigas. Fiz uma lista de figuras que eu queria que estivessem na homenagem, mas não consegui afixar todas”, disse o velho artista naquele junho de 2009.

A intervenção gráfica na mais badalada capa dos Beatles não tem, de forma alguma, qualquer significado de homenagem à banda. Blake disse nas entrevistas que foi somente para se auto-presentear e cultuar seus ídolos.

Os cantores Eric Clapton, David Bowie, Noel Gallagher e Elvis Costello foram inseridos, ao lado da escritora Agatha Christie, da atriz Audrey Hepburn, da desenhista punk Vivienne Weswood e da escritora JK Rowling, sua amiga.

“Passei tanto tempo admirando a capa original de ‘Sgt Pepper’ por isso vocês podem imaginar o que significa para mim”, disse Rowling ao diário The Guardian, na época. O cara da banda Oasis adorou ter sido lembrado.

“Estou muito contente por ser reconhecido por um grande artista como Peter Blake; aparecer ao lado de figuras como Vivienne Westwood, Mick Jagger e Paul Weller é incrível para mim, não posso me comparar a eles”.

Quem é fã da banda Oasis sabe da admiração dos irmãos Gallhagher por Blake, afinal foi ele quem confeccionou a capa do álbum “Stop the Clocks”, de 2006. Ele desenhou também para o disco Stanley Road, de Paul Weller.

O presente de Blake a si mesmo foi lançado em julho de 2009 no Vintage Festival, dedicado à música, artes e moda das décadas entre 1920 e 1980, realizado no condado de Northaptonshire. E está sendo reeditado para marcar seus 90 anos daqui a exato um ano. Longa vida ao gênio da colagem.

reprodução


Fumacê
É preciso reconhecer o valor da sinceridade na deputada Isolda Dantas ao dizer que não fuma maconha e “se fumasse, assumia”. No PT, há estrela mais brilhante do que ela que por conveniência sócio-política jamais ousou assumir.

Memórias
O professor e ex-secretário de Educação, Lúcio Teixeira, lança no dia 28 o livro “Revelações e Memórias”, reunindo citações e poesias suas com ideias de grandes pensadores que marcaram sua trajetória. Na OAB das 16h30 às 20h.

EUA x China
O Departamento de Justiça dos EUA indiciou oito chineses e um detetive americano por conspiração e perseguição a dissidentes da China entre 2016 e 2019. Integravam a operação Fox Hunt, que repatriava oponentes do PCC.

Hermanos
Depois de tirar do Brasil a Copa América em pleno Maracanã, os argentinos agora estão tirando de nós a Sky e a Directv Go, que após um gordo prejuízo da AT & T (a gestora) estão sendo adquiridas pela marca platina Vrio Corp.

Relembrando
Propaganda não é arte; redação não é literatura; anúncio não é gravura; VT não é cinema; jingle não é música; outdoor não é pop art; folder não é fanzine; painel luminoso não é instalação; e marketing político não é performance.

Dueto
Estão refeitas as pazes entre Raimundo Fagner e Elba Ramalho, após décadas de afastamento. A dupla se encontra agora em estúdio gravando inéditas e alguns sucessos. O cearense gravará também com Oswaldo Montenegro.

Vampiros
Uma parceria da Amazon Studios, Dark Horse e Comixology está produzindo uma série sobre vampiros que convivem entre humanos e um deles, protagonista, é um jovem que curte aventuras de super-heróis e vai ser um.

Exemplos
Enquanto o mito do rock Eric Clapton avisa às casas de shows na Europa e EUA que não se apresentará em local que exige máscara nos fãs, a Justiça em São Paulo determina a demissão de uma servidora pública não vacinada.


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.






Leia também