quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

O Globo escolhe Nicolelis como Personalidade do Ano

- Publicidade -

O jornal “O Globo” escolheu o neurocientista Miguel Nicolelis, 51 anos, como Personalidade do Ano de 2011. Professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, Nicolelis é diretor do Instituto de Neurociências de Natal (IINN) e defende que na abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 12 de junho de 2014, o pontapé seja dado por uma criança paraplégica.
Miguel Nicolelis quer apresentar resultado de pesquisa na abertura do Copa de 2014 no Brasil
Em matéria assinada pela repórter Roberta Jansen, o site on line de “O Globo” fala do fanatismo de Nicolelis pelo futebol, sugerindo que o pontapé de um paraplégico no estádio Itaquerão, em São Paulo, seria o maior gol da já marcado pela ciência nacional.

“É uma oportunidade única para mostrar que o Brasil é mais que o país do futebol, para mostrar o alcance da ciência brasileira, uma questão de soberania nacional”, disse Nicolelis a “O Globo”, ressaltando que “a Ciência faz parte da construção da democracia das nações modernas deste século, quando as sociedades serão chamadas para tomar decisões sobre o planeta e nossa espécie”.

Nicolelis continuou dizendo que o Brasil é, hoje, uma grande economia que produz commodities, mas considera que “este é o momento da guinada, precisamos entrar na era da economia do conhecimento, ampliar a nossa base científica e disseminar esse conhecimento na população’.

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, disse a “O Globo” que Nicolelis “é um visionário que sabe pensar diferente e executar o que idealiza,  desenvolveu uma maneira completamente distinta de lidar com o sistema nervoso e, ao mesmo tempo, sabe fazer as coisas acontecerem”.

Nos Estados Unidos, o grupo de pesquisa de Nicolelis é responsável por uma linha de estudos cujo objetivo é conseguir mover membros virtuais (externos ao corpo) apenas com a força da mente.

Isso está sendo possível por meio de um chip implantado no cérebro, capaz de decodificar a atividade elétrica gerada pela intenção do movimento. Esta intenção, por sua vez, é traduzida na forma de comandos digitais. São esses comandos que vão gerar movimento nos membros externos. A tecnologia ajudaria paraplégicos e tetraplégicos a retomarem os movimentos com a ajuda de próteses comandadas pelo cérebro.

“Ele fez o contrário do que todos os neurocientistas costumavam fazer, que era registrar a atividade dos neurônios para entender como eles representam o mundo externo”, explicou Suzana, enquanto “Nicolelis colheu informação da atividade dos neurônios para mover coisas no mundo externo”.

Pela sugestão de Nicolelis, a criança que vai dar o pontapé inicial da Copa do Mundo estará vestida com o protótipo do que o grupo do cientista chama de prótese inteligente – uma estrutura metálica articulada em pontos-chaves dos membros paralisados, que, num futuro um pouco mais distante, poderá estar disponível para todos que tenham lesões paralisantes. Nicolelis garante que o exoesqueleto não seria nada parecido a um “robocop”; é, na verdade, um material extremamente leve.

“Será como um aparelho de reabilitação, uma prótese de corpo inteiro, que permitirá ao paciente realizar os movimentos – revela Nicolelis. – Enquanto a pessoa usá-lo, voltará a ter autonomia.

O PRÊMIO

A Personalidade do Ano recebe o  Prêmio Faz Diferença de “O Globo” há nove anos. O prêmio tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e e é uma homenagem do jornal aos brasileiros que mais contribuíram – através de seu trabalho, de suas iniciativas ou de seu exemplo – para transformar o Brasil num país melhor.

Para chegar aos vencedores deste ano, jornalistas de cada uma das editorias do GLOBO indicaram três personalidades ou empresas que se destacaram ao longo de 2011, nas páginas do jornal. Além disso, a Firjan indicou três empresas na categoria Economia/Desenvolvimento do Rio, num reconhecimento àquelas que conseguiram aliar visão de negócios, respeito a funcionários e meio ambiente, além de ênfase em projetos sociais. A cerimônia de premiação será realizada em março.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas