sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

O hobby de um ex-craque de futebol

- Publicidade -

CRIATIVIDADE - Creso tem paixão pelo que faz e adora montar as réplicas de aviões, carros e lanchas

Numa ampla residência da rua Pedro Velho, em Lagoa Nova, mora o casal Célia e Creso Guanabara, ela professora do Estado, ele ex-craque de futebol com passagem por vários clubes de Natal, Recife e Fortaleza e São Paulo, ex-servidor do Ministério da Saúde, aposentado desde 2003. Um casal simples, um único filho, médico pneumologista fazendo residência médica em São Paulo. Nada diferente de milhares de casais, não fosse o hobby que Creso pratica que é o de fabricar réplicas perfeitas de aviões, lanchas, automóveis, carretas, carros de Fórmula-Um, entre outros tipos de veículos.

Embora sempre tivesse inclinação para realizar esse tipo de atividade – que exige muita paciência e tempo para executá-la, Creso somente passou a dedicar às vezes até tempo integral a esse hobby ao aposentar-se como servidor público.

Como vinha alimentando a vontade de fabricar réplicas miniaturizadas, muito cedo Creso foi equipando a oficina  que fica nos fundos da casa, cujo interior, parece mais uma pequena loja de ferragens, onde existem ferramentas de todo tipo e tamanho, um amplo estoque de tinta,  borracha para forro, couro, plásticos os mais diversos de várias cores, serras, esmeril, broca, enfim,  uma parafernália.

E para que nada falte na hora de fabricar mais uma peça, todos os domingos visita a feira do “vuco vuco” da Cidade da Esperança, onde encontra dezenas de pequenas peças de metal, plástico ou madeira, que ajudam muito no fabrico de suas réplicas.

Para o sempre criativo Creso Guanabara, uma enceradeira quebrada e sem serventia, um aspirador de pó, ventilador, qualquer utensílio doméstico, depois de desmontando pode ser o “estalo” para o fabrico de mais uma réplica. Foi assim que ele construiu dois belíssimos jatos 747 e Airbus 330, da mesma maneira que, de uma velha enceradeira remanescente dos anos 70 aproveitou a carcaça e construiu uma lancha para viagens turísticas. Assim foi com um resto de ventilador que se transformou em um tanque de guerra.

Por trás de um inventivo fabricante de réplicas está uma pessoa simples, que não gosta de badalações, tanto que confessa ser esta a primeira entrevista para jornal que está concedendo desde quando parou com o futebol, em 1968 e começou a montar sua oficina para construir as réplicas. Meses atrás colocou algumas peças por ele fabricadas numa exposição da antiga TV Cabugi. Diz que a repercussão foi enorme, recebeu inúmeras ofertas para vender peças expostas, mas garante que o amor que nutre por elas, “só se aparecer algum árabe com uma mala cheia de euros pode pensar em desfazer-se”, frisa Creso,  dando uma gargalhada.

A paixão pelo que fabrica é o mesmo de uma mãe tem para com um filho recém-nascido. Tanto é que, quando recebe convite para expor suas peças, Creso começa a imaginar quantas vai levar e como transportá-las na mala do seu carro. Para ele é muito trabalhoso, até porque algumas peças ocupam muito espaço. A carreta, por exemplo, mede mais de um metro de comprimento. “Meu projeto é, um dia, adaptar um veículo grande para uma exposição móvel de tudo que já fabriquei”, ressalta Guanabara. 

Um hábil e talentoso atacante

O artesão de réplicas miniaturizadas Creso Guanabara, entre os anos 58 e 68 foi um hábil e talentoso atacante, tendo começado sua carreira no infantil do Riachuelo em 1958. Suas maiores virtudes eram a velocidade e o drible fácil. Por isso, sempre cobiçado por outros clubes, o que fez ampliar seu currículo, tendo defendido o Alecrim FC sagrando-se campeão de 1963, após o Verdão ter penado durante anos para chegar a um título nos profissionais. Geléia era o treinador, o vice de futebol era a figura humana querida por todos, que foi Bastos de Santana. “Um campeonato como aquele ninguém nunca esquece – acrescenta Creso.

Curiosamente, o título de 63 foi decidido no ano seguinte, ou seja  abril de 64, dia dois. Creso jogou ainda no Ferroviário do Recife e do Ceará, Calouros do Ar/CE, Globo, Santa Cruz, Atlético e América de Natal. Chegou a passar três meses no Corinthians Paulista a convite do clube alvinegro, sendo observado por Osvaldo Brandão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas