terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

O homem dos tanques

- Publicidade -
Alex Medeiros

O título acima foi o título que ficou para a posteridade na imagem captada pelo repórter fotográfico americano Charlie Cole, em 5 de junho de 1989, na Praça Celestial, em Pequim. O rebelde desconhecido firmou-se diante da fileira de carros de combate, e sua determinação e destemor pararam o avanço. Numa sacada de um hotel da Praça Tiananmen, Cole apontou sua máquina e fez uma sequência de clics, registrando uma das fotos mais icônicas do Século XX.

Há 30 anos, o mundo ainda estava com a velocidade analógica nas comunicações, mas mesmo assim a fotografia daquele chinês solitário resistindo aos tanques, no episódio que ficou conhecido como “Massacre da Praça Celestial”, correu o mundo rapidamente, chamando a atenção para a repressão da ditadura do Partido Comunista Chinês. Os protestos de jovens e intelectuais começaram em abril, e em junho mais de 2 mil deles foram mortos.
A foto se tornou de grande representatividade na história contemporânea, comparada a do casal se beijando na Times Square ao final da Segunda Guerra Mundial, ou a dos Beatles atravessando a Abbey Road, em Londres.

Ao final de 1989, a imagem ganhou o prêmio World Press Photo como a melhor do ano, se tornando a sexta foto mais incrível do século XX em várias listas feitas por veículos de imprensa, entidades acadêmicas e profissionais.

Há exatos dez anos, Cole deu uma entrevista à agência espanhola de notícias, EFE, e contou que usou uma máquina Nikon e uma lente de 300 milímetros. Estava a duzentos metros da praça, na varando do oitavo andar do hotel.

O apartamento em que se encontrava era do colega inglês Stuart Franklin. Fazia pouco tempo as tropas militares tinham dispersado os manifestantes, mas de repente uma coluna de 25 tanques avançou pela avenida da praça.

Ele lembrou que o jovem rebelde surgiu do nada, com uma jaqueta numa mão e uma bolsa na outra, e se colocou na frente da primeira viatura, que fazia movimentos para desviar dele, mas o rapaz acompanhava a manobra.

Cole e Franklin não acreditavam naquilo, ambos tinham a noção exata do que ocorreria a seguir: “eles vão mata-lo”, ele disse, mas decidiu disparar a máquina na direção da cena. Então, surpreendentemente, o tanque parou.

A primeira reação do fotógrafo foi se antecipar à polícia e esconder o rolo de filmes, já que na noite anterior um guarda o atacou com um choque elétrico na recepção do hotel. Em junho passado, completou trinta anos daquele episódio.

Coincidência ou ironia do destino, o fotógrafo Charlie Cole faleceu aos 64 anos no último dia 5 de setembro, na ilha de Bali, onde morava, e sua morte foi registrada primeiro pelo diário South China Morning Post, de Pequim.

COLUNA

Guerra santa
A igreja católica inerte diante do avanço islâmico na Europa, principalmente na França, a reação ocidental vem da corrente evangélica. O canal France 24, de Paris, informou que uma igreja evangélica é aberta a cada 10 dias no país.

Bandidagem
No Abolição I, em Mossoró, uma avó com os netos se trancou num quarto, mas este também foi arrombado por bandidos que fizeram um arrastão na casa. A Polícia resgatou objetos, mas, infelizmente, os bandidos estão vivos.

Turismo
O IBGE divulgou quinta-feira que o turismo cresceu 4,4% no País em julho na comparação com o mesmo período de 2018. Dos 27 estados, apenas 8 acompanharam o crescimento: ES, RJ, BA, MG, SP, PE, CE e GO.

Esportes
Na manhã da sexta-feira, a secretária adjunta da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a potiguar Luciana Dantas, visitou a Vila Olímpica de Macaíba e conheceu as muitas atividades com jovens locais.

Recepção
Acompanhando a secretária, o prefeito Fernando Cunha, vice Auri Simplício, deputado estadual José Dias, vereadores Edna Maia, Ana Catarina, Socorro Nogueira, Rita de Cássia e autoridades militares do Exército e da Marinha.

Ceará danado
A Gol terá voos para Londres saindo de Fortaleza e Juazeiro do Norte, consequência de acordo com a companhia britânica Virgin Atlantic. As viagens começam em 2020, mas desde o dia 10/9 as passagens estão à venda.

Corrida espacial
Ontem fez 60 anos que a sonda soviética Lunik 2 pousou na superfície da Lua, se tornando o primeiro objeto criado pelo homem a chegar num corpo celeste. O foguete voou a uma velocidade de 11,2 km/seg. Pousou em 14/9/1959.

Jiu-Jitsu
Músico e praticante da arte marcial, dos bons, Giovanni Montini avisa que o jiu-jitsu comemora um novo avanço na prática em solo potiguar. Na quinta-feira, a Banni Fight Combat inaugurou a BFC Redinha, do professor Igor Oliveira.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas