quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

O homem, o boi e a festa

- Publicidade -

Passada a Festa do Boi, quase duas semanas atrás, mote desta coluna por vários dias, revendo agora anotações no caderno pautado descubro que deixei de falar de muitas outras coisas boas que aconteceram no Parque Aristófanes Fernandes. Por exemplo: o reencontro com Carlos Fernando Pontual, pernambucano da melhor cepa, arquiteto de alta linhagem e um dos mais importantes criadores da raça Guzerá, campeão em pistas por este país afora, incluindo as de Uberaba, o vaticano dos zebus.  Na exposição daqui Pontual ficou em terceiro lugar, perdendo para Kleber Bezerra que foi o melhor expositor, seguido de Antônio Teófilo de Andrade Filho, segundo lugar.

Outra coisa boa anotada no caderno:  O ferro WM ficou em terceiro lugar na raça Guzerá Leiteiro, levando o troféu para Queimadas de Baixo. Perdemos para o plantel da Emparn, que foi a campeã e para Kleber Bezerra, o segundo. O tourinho Infante-WM ficou com o título de Reservado Grande Campeão (vice-campeão) depois de ter ganhado a disputa na categoria ‘macho jovem com mais de 24 até 28 meses”. Foguetões em Queimadas.

Na raça Sindi, que é a raça bovina que mais cresce no Nordeste, o campão da exposição foi o criador potiguar Josemar França. O segundo melhor expositor o paraibano Pompeu Gouveia Borba, dos melhores papos nos alpendres da Casa do Passarinho. O ferro WM fez alguns pontos com a vaca Fada (que já foi campeã em concurso leiteiro anos atrás), com o tourinho Lendário (filho de Fada) e com o bezerro Mestrado.  Não chegaram aos campeonatos, mas foram comemorados.

Tivemos também por lá lançamento de livro. Taí  uma coisa boa que deveria acontecer em todas as exposições agropecuárias. De livros técnicos aos de ficção, livros de poesia. Livros! Quem sabe se ano que vem o Abimael não monta entre os currais, galpões e baias, por onde passam milhares de leitores, um estande de seu Sebo Vermelho?  Pois bem, este ano Haroldo Pinheiro Borges lançou lá o seu livro Seridó, o Homem e o Boi – A Genética de um Coronel, com  o selo da Editora Jovens Escribas.

Haroldo Pinheiro Borges é criador de boi das raças Guzerá e Sindi, empresário, fazendeiro pelas ribeiras do Potengi e tem DNA seridoense em suas veias.  Já publicou uns cinco livros. Este ano, dois:  Abrindo a cancela das lembranças e Seridó, o Homem e o Boi. Este último livro, lançado agora na Festa do Boi  tem como personagem central José Braz de Albuquerque Galvão, um dos patriarcas do Seridó. Haroldo dedica o livro aos “homens e seus bois, heróis de nosso sertão! ”

Pelas veredas do livro, Haroldo conta também a história de como começou a construção do Parque de Exposição de Parnamirim, no governo de Sylvio Pedrosa,  homenageado este ano na Festa do Boi. Tem uma foto de doutor Sylvio montado no cavalo Pata Branca, chapéu de vaqueiro de cabeça. O governador era um apaixonado por vaquejada.  Tem muita informação rica juntada por Haroldo, que ainda acrescenta ao livro um trabalho de pesquisa de José Braz sobre “Forrageiras Nativas do Seridó”, que era muito elogiado por Oswaldo Lamartine de Faria.

“Seridó, o Homem e o Boi” tem orelhas assinadas pelo jornalista Francisco Humberto Pinheiro Borges, que foi do escrete do Jornal do Brasil dos bons tempos, e prefácio do pesquisador Adauto Guerra Filho, seridoense, professor de História.

Jabuti
Tem autor do Rio Grande do Norte entre os finalistas do Prêmio Jabuti-2016. Falei ontem aqui sobre os finalistas de algumas categorias (são 27).  Passeei pelo romance, crônica, conto, poesia, biografia, literatura infanto-juvenil, comunicação, por aí. Pulei as categorias técnicas, científicas.

Aí chega na “bacia das almas” de Peixoto a informação de que o professor Carlos Alberto dos Santos, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), está entre os 10 finalistas na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

Concorre com o livro Energia e Material: da Fundamentação Conceituação às Aplicações Tecnológicas, organizado por ele e com trabalhos de outros pesquisadores.  Publicado pela Editora Livraria da Física.

Mulher Literária Amanhã, no Sesc Cidade Alta, dentro da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, tem o café literário sobre o tema “A mulher literária”, com a participação da escritora paulista Sheila Smanioto, finalista do Prêmio Jabuti deste ano. A medição será de Michele Ferret, começando às 16 horas.

Justiça De Merval Pereira em sua coluna de ontem em O Globo:

– A ministra Carmem Lucia fez muito bem em rebater Renan Calheiros e sair em defesa dos juízes, porque o presidente do Senado não pode chamar u m juiz de primeira instância de juizeco. Um juiz é um juiz, não pode ser desqualificado por ninguém.  Mostra a distorção da primeira instância no Brasil e o desprezo que Renan tem pela justiça, porque ele está há 10 anos com processo na justiça e nada acontece.

– Então, se sente capaz de dizer uma coisa assim e fazer esse julgamento. É um sinal de como a impunidade é ainda peculiar à nossa justiça, principalmente por quem tem foro privilegiado.

Economia Da coluna de Ancelmo Gois, de o Globo, destaco:

– A Receita Federal agora estima em R$ 60 bilhões, ou 1% do PIB, o dinheiro arrecadado pela regularização de bens e ativos mantidos no exterior, a tal repatriação. O prazo para quem precisa regularizar sua situação termina na segunda agora, dia 31. No mais… Que bom que este dinheiro está voltando para casa – de onde nunca deveria ter saído.

– É dinheiro gerado em solo brasileiro que poderia, aqui, ter produzido mais riqueza, emprego e lucro.

Sinfônica A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte faz concerto hoje à noite, 20 horas no Teatro Riachuelo. O solista é o pianista norte-americano James Dick.

Haverá a participação especial da Banda Sinfônica da Cidade do Natal.

Eleição Mesmo com o Rio Grande do Norte fora, domingo tem o segundo turno da eleição para prefeito. De olho na disputa do Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte. Um passo importante para a eleição presidencial de 2018.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas