quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

O inverno está chegando

- Publicidade -

Vicente Neto – interino
[email protected]

Meteorologistas confirmam a previsão de que o inverno no semiárido do Rio Grande do Norte tende a apresentar um volume de chuvas em torno da média histórica (de 500 mm a 600 mm) ou acima dela, no período de fevereiro a abril deste ano, principalmente nas mesorregiões Oeste e Central, onde estão localizados 99 dos 167 municípios do Estado. A previsão foi feita com base nos dados climáticos de larga escala observados em dezembro. Os dados indicam a presença do fenômeno La Niña de intensidade moderada, atuando nas águas do Pacífico Equatorial, até meado de 2018.

Ontem, a Emparn divulgou o boletim pluviométrico do final de semana no RN. Foram registradas chuvas em 98 dos 172 postos de monitoramento, em 93 municípios. Uma curiosidade nos dados da Emparn: Em Assu choveu em dez dias mais do que o volume acumulado de janeiro e fevereiro do ano passado.

Reservatórios
O Instituto de Gestão das Águas (Igarn) divulgou ontem relatório sobre a Situação Volumétrica dos 47 reservatórios monitorados por eles. A situação é crítica porque os reservatórios estão, quase todos, em volume morto. De acordo com o relatório, a capacidade dos açudes, barragens e lagoas é de 4,41 bilhões de metros cúbicos. Ao final de 2011, último ano de inverno regular no sertão, a água acumulada correspondia a 89,52%, volume que caiu para 60,80% em 2012 e foi encolhendo, encolhendo até chegar a menos de 12% hoje. Juntando todos eles, o volume hoje é de 500 milhões de metros cúbicos, dos quais 271 milhões na Barragem Armando Ribeiro.

Lenha na fogueira
Pergunta inevitável: é hora de o governo do Rio Grande do Norte vender a Potigás para fazer caixa neste momento de desespero? Detalhe importante que não pode ser ignorado: o governo tem apenas 17% das ações.

IPTU
O prazo para pagamento da cota única ou primeira parcela do IPTU dos imóveis das zonas Sul e Leste de Natal terminou ontem. Para quem só tinha a opção de pagar o tributo através de DAM (somente no Banco do Brasil ou correspondentes) enfrentou dificuldades. O sistema caiu e passou muito tempo fora do ar. Para os imóveis das zonas Norte e Oeste, o prazo vai até 20 de fevereiro.  No ano passado, a Secretaria de Tributação esperava arrecadar R$ 109,3 milhões com IPTU, mas dados preliminares para consulta no Portal da Transparência indicam que entraram nos cofres do tesouro municipal R$ 64,6 milhões.

Advogados
Benício Advogados, que tem escritórios em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, fez um levantamento sobre as atividades no ano passado. Os números mostram que a área de Direito do Consumidor encolheu no ano passado em consequência da diminuição do consumo. Os maiores crescimentos foram nas áreas tributária consultivo e contencioso (judicial e administrativo), revisão fiscal, processos cíveis e trabalhistas.

Homenagem
Pioneiro do jornalismo cinematográfico na imprensa natalense, o professor Alvamar Furtado será agraciado In Memoriam com a Menção Especial comemorativa do 30º aniversário do Festival de Cinema de Natal. Será entregue a seus familiares, em reunião presidida pelo escritor Iaperi Araújo, na reabertura das sessões do Conselho Estadual de Cultura, depois do Carnaval.

Enem
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte está oferece 376 vagas para cursos superiores através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começam hoje e vão até sexta-feira.

Artesanato 
Balanço dos organizadores mostra que 15 mil pessoas circularam pela Feira Internacional de Artesanato, no Centro de Convenções, no final de semana. A feira vai até o dia 28 de janeiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas