quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

O Jardim dos bacanas

- Publicidade -

Dos chamados “blocos de elite” de Natal, um se destacou por reunir os jovens das famílias mais abastadas da cidade e futuros nomes da política potiguar. Trata-se do Jardim da Infância, reduto carnavalesco de Clóvis Motta, Iberê Ferreira de Souza, Cortez Pereira, Romildo Ribeiro Dantas, Nélio Dias, Ezequiel Ferreira, Fernando Bezerra, Haroldo Azevedo, Henrique Alves, Carlos Eduardo, Múcio Sá, Flávio Rocha, Robinson Farias, Alexandre Macedo, Wober Jr, Bira Rocha, Woden Madruga, Cassiano Arruda e muitos outros que saíam às ruas trajando a fantasia tradicional do bloco: o uniforme colegial com as inicias J. I..

Tradicional fantasia de colegial era marca do Jardim de Infância

Tradicional fantasia de colegial era marca do Jardim de Infância

Fundado em 1946, o Jardim da Infância passou por várias fases até dar uma longa parada em meados da década de 1980. Com a retomada do Carnaval de Natal, o bloco ressurge com fôlego novo dentro do projeto Grandes Carnavais. Neste ano, a turma sairá nos dias 9 e 10 de fevereiro, com concentração no Largo do Atheneu, a partir das 16h, com vários shows e trajeto puxado pela Orquestra Frevo do Xico até o Aeroclube (Tirol), onde, no dia 9, acontece o show do Sargento Pimenta (RJ) e, no dia 10, apresentação da Bangalafumenga (RJ). A programação no Aeroclube acontece com cobrança de ingresso.

Segundo Cortez Júnior, folião que vivenciou os tempos áureos do bloco, o Jardim da Infância era pura alegria. “A gente não tinha alegoria, a brincadeira era fazer os assaltos nas casas, onde a gente bebida e comia. Eram de dois a três assaltos por dia. À noite a gente ia pros shows no Clube América. Lá, as melhores mesas já estavam reservadas pra gente”, lembra Cortez, que entrou no bloco quando tinha 18 anos. “Era um bloco muito fechado. Para fazer parte tinha que ter a aprovação de todos os membros. Algumas pessoas só conseguiam entrar depois de vários carnavais tentando”.

Dentre algumas peculiaridades do Jardim da Infância, uma é a que mulher não pagava para participar. O uniforme delas também era diferente: uma jardineira com camisa social branca, boné e bolsinha a tira colo com o nome do componente bordado. “Vinha mulher de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina”, conta Cortez. “A turma do Jardim da Infância era muito boa. Tinha um pessoal que gostava da boemia. A gente sai pelas ruas brincando sem nenhuma confusão”.

Cortez saiu no bloco ano passado, mas neste ano não poderia brincar com os amigos porque estará viajando. No entanto, ele não deixa de desejar um ótimo carnaval para todos. “Essa retomada do Carnaval de Natal é importante. E trazer de volta aqueles blocos de antigamente é muito legal. Era um carnaval de brincadeira, assaltos, carroção e trator puxando os blocos”.

Hino do Jardim da Infância
Somos todos do jardim da infância, bem comportados e obedientes, se nos proíbem de beber uísque, obedecemos tomando aguardente.

… Somos crianças de muito juízo, cada um de nós tem um ideal, passar o ano inteiro estudando, para se esbaldar durante o carnaval.

… Nos somos todos do jardim da infância e temos pinta de colegial. Saímos sempre de calcinhas curtas e juntos brincamos nosso carnaval.

… Nós já sabemos muita coisa soletrar. A professora nos ensina a teoria e se recusa sempre a praticar. Parece que até elas não aprenderam, que nós queremos é só transar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas